"O que registramos todos os dias no inconsciente da memória definem o nosso futuro. E temos que ter em mente que o passado não pode ser deletado, apagado, apenas reescrito, substituído, e, portanto, reconstruido. Não é a toa que há ricos que moram em favelas e pobres que moram em palácios. Não dá para bloquear o registro das experiências angustiantes, mas depende da pessoa atuar nessas experiências, quando elas estão se encenando no palco da mente e, assim repensá-la, ou seja, dar um novo significado a ela. Desse modo, tais registros poderão, pouco a pouco, construir um oásis de prazer e não um deserto existencial."
O psiquiatra ensina que nossos pensamentos constroem nosso futuro. Que futuro queremos? Se queremos o melhor para nós, temos que prestar atenção aos pensamentos. Todos os dias devemos atuar nos nossos pensamentos para registrar algo bom e favorável à nossa saúde mental.
Todos nós viemos com cicatrizes desde a infância. Nossos pais tiveram a melhor das intenções, mas podem ter feito algo que marcou nossa auto estima, enfim. Ou pode ter ocorrido depois da infância, qualquer pensamento como culpa, fracasso, dor, está registrado e vem definindo nossos pensamentos. Não podemos apagar isso, devemos reescrever o que está na memória. Podemos nos curar dessas dores. Isso independente de condições econômicas. Há ricos que sofrem muito, tantos famosos que se drogam, suicidam. Há muitos pobres que são muito saudáveis emocionalmente e são felizes, sem traumas, sem medos.
Como dar um novo significado a essas experiências ruins? Podemos repensá-las sob a perspectiva do positivo. Reveja esses momentos angustiantes e veja o lado positivo de tudo aquilo. Não se concentre no que foi negativo. Faça um novo registro sobre tudo aquilo que te machucou. Cure-se daquilo.
E a partir de agora? Comece a prestar atenção aos seus pensamentos. Toda a vez que fizer uma interpretação negativa de um acontecimento, veja o lado positivo para que o registro seja bom. Assim, com registros positivos na memória, seu futuro será excelente.
Duas pessoas podem fazer registros totalmente diferentes sobre o mesmo acontecimento. Isso vai definir a felicidade ou não de cada um. Por exemplo, a pessoa compra uma casa luxuosa apenas como investimento, não pretende residir nela. No entanto, não consegue vender. Uma pessoa negativa fará um registro negativo, dinheiro perdido, mau negócio, fracasso. Uma pessoa positiva saberá que não saiu como planejado e que isso acontece. Então decide morar na casa e se sentir feliz porque naturalmente não se daria esse mimo, mas como aconteceu se sente merecedora. Registro bom. Uma pessoa fica infeliz, a outra feliz. O acontecimento é exatamente o mesmo.
Vamos prestar atenção nos pensamentos e extrair o que é bom das situações para garantir um registro na mente que seja vencedor?
Nenhum comentário:
Postar um comentário