"Todos os que desfrutam acreditam que na árvore o que importa é o fruto, quando na verdade o que importa é a semente; eis a diferença entre os que desfrutam e os que crêem." Nietzsche
Você crê? Martin Claret deve crer, já que separou esse trecho. Eu também gostei muito. Tem muita relação com prosperidade.
Digamos que é dada a escolha para uma pessoa, ou o fruto ou a semente com todas as instruções de como cultivá-la. A pessoa imediatista, que quer matar a fome logo, escolherá o fruto. A pessoa estrategista, que consegue enxergar o longo prazo escolherá a semente. Nietzsche e Claret pelo jeito são estrategistas. Veja que estamos vendo o interno, o padrão mental da pessoa. Uma pode ter arquivo de ansiedade e curto prazo. A outra tem o arquivo mental da estratégia e do longo prazo.
A pessoa imediatista escolhe o fruto, come e acabou. A pessoa estrategista escolhe a semente e por ora não tem nada, é o que parece exteriormente. Então ela planta, rega, aduba, espera, espera, e num belo dia lá está ela não com apenas um fruto, mas com toda a colheita da estação. Mais, ela terá novas colheitas se continuar cuidando da árvore. Mas quem duvida que quem cuidou da semente até a árvore dar fruto vai continuar a cuidar da árvore? Ela terá frutos por toda uma vida.
Assim, externamente e no curto prazo parece que quem se deu bem foi quem escolheu o fruto. No entanto, quem realmente foi próspero foi quem escolheu a semente e escolheu esperar e trabalhar na sua semente. Um ficou com apenas um fruto. O outro esperou mais e ficou com muitos, muitos, muitos frutos. A colheita de uma árvore em cada estação é abundante, dá não apenas para uma pessoa, mas para várias, às vezes tem até que congelar a polpa. Quem tem sua própria árvore sabe do que estou falando.
No texto de ontem, discorri sobre modelar grandes homens prósperos e eles geralmente são empresários. Se a pessoa tem uma mentalidade imediatista logo desistiu por achar que jamais será empresário, jamais terá tanto capital para investir. Quem tem a mentalidade estrategista logo pensou em uma semente, pensou em como faria crescer sua semente de capital, tão pequena que terá que esperar várias regas. Acreditou no poder do longo prazo e do trabalho continuo e consistente.
Quem pensou em fazer crescer sua semente capital está de acordo com o primeiro texto. Temos que começar bem do princípio. Então tem outro arquivo mental propício à prosperidade. Quem já pensou que isso é impossível é porque o arquivo mental não está em começar do princípio, quer começar grande, já com uma grande empresa. Se tenta arriscar assim tem uma grande probabilidade de o risco não ser calculado.
Silvio Santos hoje é um grande empresário e começou como camelô. Começou bem do princípio. Começou com uma semente que muitos devem ter olhado e desprezado, porque só queriam o fruto. David Portes começou com 12 reais vendendo doces. Também começou bem do princípio, com uma semente que muitos desprezariam. E hoje os dois são prósperos. Há inúmeros exemplos de pessoas que começaram com uma pequena semente. Elas creram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário