quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Como atingir as metas?

"Ter prazer nos desafios intelectuais,  sociais e profissionais.  Não permitir que o medo trave a capacidade de pensar,  impeça a leitura ampla da memória.  Estabelecer metas existenciais,  intelectuais e sócio profissionais.  Procurar conquistar a disciplina,  a paciência e a perseverança como joias preciosas da inteligência para atingir suas metas."

Augusto Cury fornece algumas dicas necessárias para atingimento de metas. São poucas as pessoas que conseguem atingir seus grandes sonhos, porque exige aquele algo a mais. A primeira dica é o prazer no desafio.  Diante do desafio, não podemos correr amedrontados e procurar um local seguro e confortável,  não precisamos da zona de conforto para atingir metas. São os desafios que farão com que a pessoa tenha um aperfeiçoamento no que faz. O desafio é fascinante,  faz descobrir aquele talento escondido, faz expandir nossos músculos de boa vontade. Eu amo desafios e propositadamente coloco-me em situações desafiantes,  que me obriguem a fazer o extra. Mary Kay e Polishop são um exemplo de como me coloquei em uma situação de desafio. Para mim é um hobby com um grande desafio, esse hobby também tem a função de ajudar-me a conseguir independência financeira e é um curso de vendas na prática.  Estou feliz com os resultados,  por isso não parei. Foram as vendas que me levaram ao coaching e isso é maravilhoso,  isso indica movimento.  Como hobby,  dedico apenas uma hora por dia às vendas, atualmente tenho dedicado menos, mas o resultado que me trouxe é grande. Consistentemente os resultados vão se somando. Um desafio bem bacana, eu me divirto bastante.  Definitivamente é prazeroso.  Ninguém precisa se matar em uma segunda atividade. Precisa apenas saber lidar com a gestão de tempo. Eu fiz e sei que qualquer um pode,  é um desafio encantador.

A segunda dica é saber lidar com o medo.  Nossa memória tem guardadas várias informações importantes que,  se acessadas convenientemente,  podem dar soluções maravilhosas. Quando estamos com medo,  esse acesso fica travado. Gosto do coaching pois as perguntas poderosas fazem com que a pessoa acesse esses recursos maravilhosos que ela tem na memória.  E que sem um desafio ou perguntas a pessoa não a acessaria.

A terceira dica é ter metas em várias áreas da vida.  Nós somos um todo,  e quanto mais equilibrados, melhor desempenho temos. Geralmente as metas recaem no profissional e financeiro,  entretanto creio que se cuidarmos do existencial,  a probabilidade de não ser vencido pelo medo é maior. Ou temos fé ou temos medo.  Quem resolve problemas existenciais tem fé, o que muda completamente o quadro. Como consultoras em vendas tanto Mary Kay como Polishop tive a oportunidade de conhecer várias pessoas.  Aquelas que têm fé conseguiram passar muito melhor por situações adversas até graves. Elas plantam flores na memória apesar da situação difícil ao invés de jogar lixo e entulhar a memória. Conheci também pessoas com problemas existenciais que sucumbiram apenas com um sinal, nem tiveram contato com o problema,  jogaram lixo na memória.  Ainda não teem a visão sistêmica.

E a última dica é ter disciplina,  paciência e perseverança.  Minha experiência lidando com pessoas nas vendas mostrou-me que empreendedores sem essas três qualidades acabaram falindo. Vi muitas pessoas falirem. A todas faltaram as três ou uma dessas características.  Agora como coach a experiência é a mesma. A pessoa traça uma meta mas não se disciplina para conseguir,  então pensa em  desistir. Não tem paciência,  quer um método milagroso e muito menos tem perseverança.  É como aqueles que fazem diversas dietas milagrosas,  conseguem por um período e voltam a engordar. Não mudaram a mentalidade,  não tiveram a disciplina para agregar um novo hábito.  Não tiveram a disciplina de esperar os resultados advindos de consistência de ações.  Não perseveraram.  São pessoas que vão estar sempre em altos e baixos.  Engordara e encontrará novamente um método milagroso, emagrecera,  não será consistente,  voltará a engordar. Meu desafio aqui é fazê-las entender a importância das três características.

Elas ainda não entenderam que as três características são uma joia que se conquistada poderão ser aplicadas para qualquer outra meta que desejam alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário