"Ser um poeta intelectual, um garimpeiro de idéias, que procura intensamente o enriquecimento intelectual. Ter consciência de que qualquer pessoa sabe viver bem nas primaveras da vida (os sucessos, os apoios, as condições psicissociais favoráveis), mas só os sábios aprendem a conquistar a dignidade e a sabedoria em seus invernos existenciais (as perdas, os fracassos, os recuos, as contrariedades, as dores psicissociais).
O psiquiatra mostra que os invernos existenciais existem, a diferença é como nos comportamos diante deles. Precisamos usar essas fases como alavanca para conquistar dignidade e sabedoria. Então as invés de nos sentirmos mal, derrotados, tristes, magoados, podemos modificar a maneira como sentimos em relação a essas fases.
Essas fases são oportunidades. Elas nos fazem mais dignos e sábios. Essa é uma pequena diferença que fazemos em nossa vida que pode fazer uma grande diferença no resultado final. Enxergar como oportunidade muda completamente. Sair da condição de vítima e assumir o poder é algo pequeno que faz uma grande diferença. É usar os óculos do poder, ao invés dos óculos de vítima.
Há sempre algo de digno no que nos acontece. Como usar para aumentar nossa dignidade? Há sempre algum conhecimento que nos é acrescentado. Como usar esse conhecimento para aumentar nossa sabedoria? Esses são os óculos do poder, é assumir um ponto de vista diferente para se sentir poderoso, apesar dos acontecimentos. É sair da condição de vítima, recusar a usar esses óculos, para modificar a situação ao invés de lamentar-se do que ocorreu.
A maneira como nos sentimos nos invernos existenciais, se vítimas ou poderosos, é o que realmente pode fazer uma grande diferença na nossa vida. Assuma esse poder, solte essa necessidade de reclamar como uma pobre vítima. Faça a escolha do poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário