quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Qual sua técnica para eliminar o medo?

"Usando técnicas de relaxamento e visualização,  ensino aos participantes como eliminar seus principais medos. Depois de eliminados os medos,  abordamos a questão básica do objetivo de vida."
Omar Souki

Martin Claret continua com o trecho de Omar. Este ensina seus clientes a eliminar medos.  Acredito ser crucial aprender a lidar com o medo.  Todos os autores mencionam o medo.  Omar usa o relaxamento e a visualização.  Muitos acreditam no poder dessas técnicas.

Eu tendo a concordar.  Tensos e ansiosos contribuímos para que tudo dê errado.  Não pensamos com clareza. Reagimos mal aos acontecimentos.  Não somos resilientes o suficiente.  Podemos até achar que o mundo está contra nós e que tudo que fazemos dá errado. Nas minhas vendas aprendi a relaxar.  Um "não" é apenas um "não". Está ok e continuo relaxada e bem. Muitos desistem por questões emocionais,  o "não" as fazem estremecer como se houvesse algo de errado com elas. A pessoa não está no momento,  não é agora,  não precisa,  não tem relação conosco.  É simples, não há porque fazer disso um terror. Conheci várias consultoras que viam a auto estima diminuir a cada "não". Nossa auto estima não tem relação com as vendas. Somos Boas mesmo que ouvirmos milhares de "nãos". O "sim" sempre vem para quem não se abate, para quem relaxa. Acredito que a prosperidade é assim. Ela simplesmente vem para quem está relaxado.

A visualização ajuda muito. Todos fazem isso. Infelizmente alguns já se vêem derrotados.  É mais forte que eles.  Quando pensam em fazer algo diferente já enxergam um cenário em que tudo dá errado. É mais fácil sermos pessimistas do que otimistas.  Somos bombardeados com coisas ruins o tempo todo. Basta ligar a TV e ver o noticiário.  O mais difícil é vermos tudo dando certo. É necessário certo esforço consciente,  é necessário lutar contra esse subconsciente que aprendeu a ser negativo,  que aprendeu a ter medo.  Nosso subconsciente é tão forte,  que acreditamos mesmo que vai dar errado.  Temos que fazer o esforço consciente para acreditar e ver tudo dando certo.

Há muitas técnicas para lidar com o medo.  Eu uso a de Thomas Edison.  Vou descobrindo formas de não fazer. É melhor ir tentando até dar certo.  Se ele não continuasse tentando, talvez não teríamos a lâmpada. Não perco nada em auto estima se não der certo. Muito pelo contrário,  minha crença atual é que vou me aperfeiçoando,  então a cada aprendizado minha auto estima vai crescendo, pois sei que estou avançando,  estou fazendo progressos.  Foi assim que passei em concurso público.  Sei que é o sonho de muita gente.  A cada um que prestava, aprendia mais. Minha mente e crença estava no positivo, aprendi mais, avancei. Até que continuei e passei.  Não via minha auto estima diminuída,  sabia que era o aprendizado que levaria a vitória.

Medo tem muita relação com crença.  Temos que escolher as crenças que nos favorecem e jogar fora todas as crenças limitantes que possuímos.  Temos que pensar diferente para se livrar do medo. A cada concurso que não passava,  minha crença era que estava me aperfeiçoando. Muitos têm a crença que não são bons o suficiente,  desistem e vêem a auto estima baixa. Não é o fato em si que as derrubaram,  foi a crença. A maioria dos que hoje passaram em concurso público foram persistentes e continuaram.  Tinham a crença que eram bons e não se abateram se não passaram de primeira, pois isso raramente ocorre.

Alguns ensinam que não nos livramos do medo.  Apenas temos que ter a coragem de enfrentá-lo. De ir com medo mesmo. Não tinha essa crença,  queria me proteger e achava que era melhor nem enfrentar.  Hoje mudei a crença,  vou com medo mesmo.  Apenas enfrento de pouco em pouco. Faço a previsão do que posso suportar e vou. Posso até ir com cautela,  na ponta dos pés,  mas vou.

Geralmente o medo é do desconhecido,  então temos que nos informar para diminuir o medo.  Temos que tornar o espaço mais conhecido.  O conhecimento liberta do medo. Estudar antes e conhecer os riscos é fundamental.  Assumir riscos calculados ajuda muito. Nunca teremos 100% de certeza em nada que nos fará prósperos,  mas não fazer nada certamente não melhorará nossa condição.  Toda recompensa vem de um risco.  Muitos criticam os empresários,  mas teriam a mesma coragem? Correriam o mesmo risco?  Se eles têm prosperidade é porque correram risco.  O ganho é proporcional ao risco.

Precisamos apenas lidar com o medo do risco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário