segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Como 12 Semanas para mudar uma vida mudou minha vida

Terminada a reflexão sobre o livro, com certeza alguma coisa eu deveria colocar em prática.  Alguma coisa eu deveria mudar. Muitas lições aprendidas com o autor, muitas atitudes que eu já praticava. Mudar uma vida é sempre sair da zona de conforto,  fazer algo diferente, algo que gostaríamos de fazer mas não tínhamos o ânimo certo, a energia, a decisão...

O livro trata essencialmente sobre qualidade de vida, sobre mandar embora todo o tipo de estresse. Relembrando o início de tudo,  havia uma avaliação sobre sintomas psíquicos e psicossomáticos. Quantos menos sintomas, maior a qualidade de vida. O objetivo é ter o máximo de qualidade de vida. Então a idéia é retornar ao início e ver se alguns dos sintomas foram eliminados. Se não,  fazer algo para amenizar ou eliminar.

Sintomas psiquicos: cansaço exagerado, pensamento exagerado, insônia,  excesso de sono, esquecimento,  desmotivação,  desânimo,  diminuição do prazer sexual, baixa auto estima, medo, perda do prazer de viver, tristeza ou humor deprimido, falta de concentração,  angústia (ansiedade mais aperto no peito), agressividade,  sentimento de culpa intenso, solidão,  ideia de desistir da vida.

Sintomas psicossomáticos: dor de cabeça,  falta de ar, tontura, taquicardia, nó na garganta, dores musculares, purido (coceira), gastrite, hipertensão quando está tenso,  diarréia quando está tenso, aumento do apetite,  diminuição do apetite, excesso de suor, choro ou vontade de chorar, mãos frias e úmidas,  queda de cabelo e nenhum .

O ideal é chegar a nenhum sintoma. Quem não tem nenhum  está de parabéns.  Quem tem alguns deve pensar em eliminá - los.

Faz tempo que dei os primeiros passos para uma vida minimalista,  isto é,  tirar os excessos.  Qualidade de vida varia de pessoa para pessoa. Tem gente que terá os sintomas com uma vida minimalista, não conseguirão viver de forma minimalista.  O ideal é eliminar os sintomas,  independente de como se sente melhor e tentar seguir as leis de qualidade de vida. Eu sei que o minimalismo me ajudará contra os sintomas.  Então dessa vez dei um grande passo. Eliminei vários excessos e estou vivendo uma vida mais simples.  Ainda tem muito a caminhar.  Estou longe de ser uma minimalista mesmo. Mas foi um grande passo e estou realmente vivendo um  grande momento. Essa foi minha atitude para mudar minha vida. Muitas leis eu já seguia mesmo. Outras tenho que rever e ir incorporando aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário