terça-feira, 11 de outubro de 2016

Pergaminho número um - como se tornar um realizador

"Continuarei assim até viver com cada pergaminho por 30 dias e minha leitura se tornará um hábito.  E o que será realizado com esse hábito?  Aqui está o segredo oculto das realizações de todos os homens. Com a repetição das palavras diariamente, elas se tornarão parte de minha mente ativa, porém,  mais importante,  também se infiltração em minha outra mente, essa misteriosa fonte que nunca dorme, que cria meus sonhos e frequentemente me faz agir de maneiras que não compreendo". Esse trecho também vale a transcrição.  Os ensinamentos do pergaminho são bem sintéticos e profundos. Nesse pequeno trecho tem muita sabedoria.

Um dos ensinamentos importantes é a formação do hábito.  Sem que a pessoa tenha isso tão claro, o pergaminho está ensinando disciplina e criar hábitos.  Ele fala de 30 dias seguidos praticando algo. E ainda ensina a pessoa a colocar horários específicos,  o que realmente contribui para a não procrastinacao e para a realização.  Pessoas que realizam não apenas têm uma lista do que tem que fazer, pessoas que realizam têm horários,  sabem quando fará algo da lista. Se não leram de manhã,  sabem que ficou em débito com seu compromisso.  Se não leram após o almoço e à noite também.  Ter horários,  colocar na agenda, é um dos grandes segredos dos realizadores.  E depois que aprendemos isso, passamos a usar esse método em outras atividades do dia a dia.

Ler e entender os princípios do pergaminho trabalha com a mente ativa, com o que estamos conscientes. Eu sempre prezo estar consciente de algumas coisas, mesmo que para mim seja difícil.  Eu quero tirar vários hábitos que não me favorecem e colocar outros que me favorecem. Eu sei disso,  estou consciente, isso é importante para ser um realizador. Esse é o primeiro passo,  mas ainda é superfície.

Se pensarmos em algo profundo, estamos falando de inconsciente. Muitas vezes dormimos sobre um problema, isto é,   pensamos em algo a noite e de manhã acordamos com a solução.  Muitas vezes agimos de maneiras que não compreendemos,  que nem queríamos,  tudo isso é o trabalho do inconsciente. Ele tem muito mais poder que nossa mente ativa. Saber que é ele que de fato influencia e nos faz agir nos dá uma grande vantagem, pois sabemos que temos que trabalhar o inconsciente o tempo todo e sabemos que temos que nos conhecer para que nosso inconsciente não nos sabote.  Muitos já ouviram do fenômeno da auto sabotagem. A pessoa sabe o que é bom para ela, mas inconscientemente faz o que não é bom. Há auto sabotagem em alimentação,  em cuidados com a saúde, sono,  relacionamentos,  etc. A lista de auto sabotagem é imensa e está ligada com o inconsciente.  Ninguem quer se auto sabotar conscientemente.

A boa notícia é que há formas de trabalhar o inconsciente, que o pergaminho chama de "o segredo da realização de todos os homens". Uma das formas é lendo o pergaminho, a repetição dos princípios faz com que a pessoa absorva, mesmo que conscientemente não consiga absorver toda a profundidade e sabedoria do pergaminho. Interpretação de texto é difícil.  Nem todos vão ler o pergaminho e entender o texto profundamente.  Alguns ficarão apenas na superfície,  mas não importa, nosso cérebro é inteligente,  com a repetição ele vai compreender e nos favorecer. E então agiremos de acordo com os princípios.  A ciência chama isso de neuroplastia.  As informações contidas e gravadas no cérebro podem ser mudadas. Um pessimista pode ir gradativamente modificando o jeito pessimista de ver o mundo se estiver em contato com informações positivas e que o leve para frente. Por isso as afirmações positivas podem ajudar quem persiste em lê - las e usá-las como algo a seguir. Os verdadeiros realizadores mudaram seu inconsciente.  Eles acreditam que podem realizar lá no fundo, no profundo do seu cérebro. Tanto a mente consciente como o inconsciente acreditam na realização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário