Tim continua ensinando que para ter mais tempo, precisamos fazer menos coisas. Parece bem óbvio, mas não nos atentamos a isso na correria diária. Então devemos fazer duas listas: 1. Coisas a fazer; 2. coisas para não fazer. Essa segunda lista é novidade para mim. Nunca pensei em definir coisas a não fazer. A lista de coisas a fazer está em dia e tem sido uma das melhores ferramentas de gestão de tempo que já experimentei. É muito simples e dá resultados. Acredito que a simplificação pode ser muito eficaz.
Tim pede para imaginar situações hipotéticas. Uma delas é interessante destacar: Se você tivesse uma arma apontada para sua cabeça e tivesse que parar de fazer 4/5 das diferentes atividades que mais consomem seu tempo, o que removeria? Cada um removeria algo diferente pois a idéia de importância varia. Como não sou tão radical assim, estou fazendo aos poucos e tirando gradativamente as atividades que consomem tempo.
A Pergunta do título é perfeita para definir prioridade. Eu faço minha lista de coisas a fazer semanalmente. Geralmente tenho a semana planejada e algumas vezes surgem urgências, outras não consigo fazer o que está planejado. No entanto, toda a vez que vejo minha lista do dia, não fico preocupada, como se fosse uma obrigação absoluta e inegociável. Faço o que posso e realmente me esforço para conseguir realizar tudo da lista, mas se não conseguir escolho a atividade chave do dia, aquela que se eu realizar saberei que cumpri bem o meu papel daquele dia. Então mesmo que não cumpra a lista toda, fico bem satisfeita de ao menos ter feito uma coisa da lista que era importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário