Eu sei que parece bem redundante e de fato é. Tim coloca essa idéia de várias maneiras e eu também estou repetindo porque de fato temos que nos lembrar constantemente que trabalhar muito não significa trabalhar bem. Acho que é a mesma idéia que Mary Kay Ash quer mostrar quando diz que podemos andar vários quilômetros e ao fim chegar no mesmo lugar de partida. Acredito ser bem difícil aprender a não trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor. Temos que refletir e analisar nossa prática diversas vezes e temos que ousar fazer diferente, senão nunca saberemos qual é a melhor prática. Então cabe ir experimentando, olhando o que realmente dá resultado. Experimentar e ousar dá um pouco de trabalho e é por isso que muitas vezes recusamos o novo. Mas é exatamente o novo que pode nos fazer crescer. O atual é onde conseguimos chegar, se nos acomodarmos com certeza ficaremos no mesmo lugar e jamais saberemos o que é esse "trabalhar melhor" em contrapartida com o " trabalhar muito".
O primeiro Diretor Nacional homem da Mary Kay é um brasileiro, o nome dele é Tiago Avila. Eu sempre falo dele aqui no blog porque com certeza ele tem um diferencial. Afinal, para chegar nesse cargo a pessoa precisa mostrar muitas habilidades. E eu sempre ouço um áudio dele em que ele explica justamente essa relação. Ele era personal trainner. Formado em Educação Física e amando a profissão dele jamais pensou em ser Consultor de Beleza. Não sabia nada sobre a área e não tinha muito interesse até que por insistência de um primo resolveu experimentar. Ele tinha feito contas baseadas nos relatos do primo e viu exatamente essa relação entre trabalhar mais e trabalhar melhor. Na verdade, a relação foi entre trabalhar mais e ganhar menos X trabalhar menos e ganhar mais. Nas primeiras sessões que ele fez já conseguiu vendas boas, mesmo não sabendo nada e praticamente lendo o roteiro de consultor. Então fez contas. Em uma hora de sessão ganhava X, em uma hora como personal trainner ganhava muito menos do que X. Decidiu por fim trabalhar melhor e ganhar melhor. Hoje ele tem uma vida que poucos personal trainners têm. Claro que foi resultado de esforço, nada se consegue de uma hora para outra, mas o importante é que ele conseguiu.
Acredito também que nada dá certo para todo mundo. Cada um tem um talento especial. Quem dá certo com alguma coisa soube se aperfeiçoar e usar seu talento. Se você acredita que não tem o talento para fazer o que sonha fazer, veja que ainda assim é possível fazer, pois todos dizem que as pessoas de sucesso são 99% transpiração e 1% de inspiração ( talento natural). Eu mesma quando comecei tive que desenvolver habilidades, pois esse não é meu talento natural. Eu gosto muito e minha finalidade também foi desenvolvimento pessoal, então Mary Kay tem sido excelente para mim. Eu acho que quem tem o talento natural consegue ir mais rápido na carreira, mas o bom é que quem não tem consegue se tiver força de vontade e persistência. É só desenvolver habilidades necessárias. O próprio Tiago Avila fala que temos que nos perguntar constantemente sobre como podemos melhorar a cada dia. Ele se faz essa pergunta. Imagina nós, como deveríamos.
É por isso que gosto de refletir e experimentar para descobrir como trabalhar melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário