terça-feira, 3 de novembro de 2015

Estou sendo produtivo ou somente ativo?

Tim recomenda essa pergunta três vezes por dia em horários previamente agendados. Ele comenta que Charney resume a essência da pergunta de outra forma: "Estou inventando coisas para evitar o importante?" Assim, dedicação é diferente de resultados. Dedicação é comumente trabalho inútil disfarçado.  Tim pede para cortar o inútil.

Certamente essa frase de Tim Ferriss serve para mim. Eu devia fazer essa pergunta diversas vezes, pois sou extremamente dedicada, mas nem sempre produtiva da maneira que gostaria de ser. Estou sempre com uma atividade,  amo estar ocupada, odeio ficar sem ter o que fazer,  então nesse mar de atividades às vezes posso me perder e não fazer o importante. Isso é muito comum para maioria das pessoas, por isso Tim pede para fazer essa pergunta três vezes ao dia.

A outra pergunta também vale como uma boa reflexão.  Não podemos inventar atividades para evitar o importante. Exemplo disso é a burocracia. Um monte de atividade inventada, sem função relevante que apenas fazem as pessoas perderem tempo. Que burocracias você inventa para si mesmo na condução das suas atividades, são elas realmente importantes? Há processos mais otimizados que poderiam cortar atividades sem função alguma e que só aumentam o trabalho?  Nós dificilmente paramos para analisar as atividades, nos limitamos a cumprir porque sempre foi assim.  E geralmente tudo que é diferente causa incômodo. Por que não questionar suas atividades? A arte da dúvida é bem melhor do que ter todas as respostas,  já ensinou Augusto Cury.

Vou realmente me esforçar para não ser apenas dedicada, mas ser produtiva.  E como saber se há produtividade? Resultados. Devemos saber medir os resultados de alguma forma. A relação quantidade qualidade deve ser bem equilibrada. Se eu consigo fazer bastante com qualidade num curto espaço de tempo certamente estou sendo produtiva. Há outras maneiras de medir resultados,  depende muito da atividade desenvolvida e resultados esperados, cada uma tem sua especificidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário