sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O porto seguro ao longo do problema

Cada um  deve ter algo em que acreditar durante e depois do problema. Essa fé de cada um é que assegura a força, a resistência,  a resiliência.  Nesse problema que venho compartilhando minha segurança era um versículo biblico, Neemias 6:14. Minha irmã foi a um culto, foi pregada essa palavra e ela comentou comigo: "Lembra-te,  meu Deus, de Tobias e Sambalate,  conforme estas tuas obras, e também da profetiza Noadias,  e dos demais profetas que tentavam atemorizar-me". Cada um deve adequar seu porto seguro a sua realidade.  E era essa palavra que me dava força.

Durante o problema, não estava preocupada com o resultado. Sabia que Deus faria o que fosse melhor para mim, não há nada que acontece sem a permissão de Deus. Depois de passado o problema,  ainda tenho esse versículo como minha força.  Apesar dos danos que sofri, não quero e não preciso de reparação alguma, porque sei que é Deus que vai se lembrar do que fizeram. E Ele é a justa justiça.  Quem tem um Deus como o meu não precisa de reparação.

Neemias estava confortavelmente junto ao rei quando Deus colocou no coração dele a vontade de reconstruir os muros e as portas de Judá que haviam sido destruídas.  Ele saiu de sua zona de conforto e foi pessoalmente para a ação.  Muitas pessoas confundem fé com inação,  com esperar que Deus faça tudo. Nem sempre é assim.  Quem conhece a Bíblia sabe que houve momentos em que só esperar era a solução,  mas a maioria dos homens de fé descritos na Bíblia não ficaram parados dizendo que Deus resolveria sozinho o problema. A Bíblia tem homens de feitos. Inclusive após o término da obra, Neemias ressalta que fizeram a obra com o auxílio de Deus. Auxílio,  vejam bem, mas tiveram que colocar a mão na massa e efetivamente construir o muro. Eles temiam o ataque de Sambalate,  Tobias e Gezem,  que haviam espalhado o boato que estavam reconstruindo o muro com a finalidade de rebelar-se contra o rei. No entanto, continuaram a obra.

Assim é conosco. Deus nos auxilia o tempo todo. Ele peleja por nós,  mas temos que fazer nossa parte. Deus nos dá condições,  sejam intelectuais ou financeiras, ou outra, para que possamos ultrapassar qualquer problema e ao final dar Glórias a Ele, pois toda a vitória não ocorreria se Ele não estivesse pelejando por nós,  mas isso não significa que não precisamos lutar. Se fosse assim, todos os grandes homens descritos na Bíblia ficariam sentados esperando. E não é isso o que eles fizeram.

E podemos nos inspirar e nos fortalecer com os exemplos que Deus deixou para nós na Bíblia.  Fé que tudo se resolve. E tudo é válido porque é permissão de Deus. Ele só coloca um problema sabendo que somos fortes o suficiente. Então só posso agradecer pela confiança de Deus na minha força.  Ele sabe nossa força. E não podemos nos mostrar fracos e decepcionar nosso Deus.

Então finalizo essa solução agradecendo a Deus. Aprendi muito. Aprendi que tenho mais força do que imaginava.  Aprendi que é possível Posicionar-me diante de uma injustiça e que a maioria das pessoas na instituição são boas e confiáveis. Aprendi que  pessoas inflexíveis devem ser mantidas a distância.  Aprendi que não preciso puxar o saco e nem ser favorecida, que posso continuar a lutar e ganhar pelo merecimento, porque assim  foi minha vitória sobre a representação da criatura. Aprendi que com amiga íntima de chefe não se discute, ela sempre estará certa, então como sou pessoa de opinião é melhor manter distância.

Agradeço por ter encontrado um lugar onde não tem esse tipo de coisa, onde posso trabalhar sem interferências,  onde não se intrometem em minha vida, muito menos nos cursos ou atividades que desenvolvo fora do expediente. Agradeço porque todas as pessoas onde trabalho são tratadas com impessoalidade,  de acordo com o princípio constitucional. Onde há moralidade, outro princípio constitucional, onde o interesse público está acima do interesse particular. Enfim, um lugar normal, com pessoas normais que não se acham mais do que os outros porque tem uma amizade íntima. E onde não inventaram uma chefia informal descabida. Graças a Deus um lugar normal. Será que é pedir muito? Acho que não.  Mas deixa as coisas lá como são. Ficamos na nossa zona de conforto quando pode haver todo um mundo de coisas melhores. Sou totalmente adepta a mudanças e novas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário