Dolabela cita mais características do empreendedor: "sabe fixar metas e alcançá-las; luta contra os padrões impostos; diferencia-se."
Metas. Poucos as tem por escrito. Poucos fazem algo todo dia para alcançar. Pouquíssimos as alcançam.
Então o primeiro passo para ter essa característica é escrever. Nosso subconsciente capta melhor o que está escrito. Temos mais chances de alcançá-las quando está escrito. Ao escrever a meta, tenha em mente que devem ser SMART.
Ela deve ser específica: "Quero poupar 12 mil reais"; dizer que quer apenas poupar não comunica bem ao seu cérebro, então não se realiza.
Ela deve ser mensurável: "A cada mês vou poupar mil reais"; sendo possível conferir se conseguiu ou não poupar mil reais ao final do mês e medir se está conseguindo seguir com a meta.
Ela deve ser alcançável: Tenho um salário que possibilita poupar essa quantia mensal ou tenho uma renda extra que posso dedicar exclusivamente para a poupança. Se a pessoa recebe 2 mil e tem como meta poupar a metade, ela não é alcançável. É preciso baixar a meta.
Ela deve ser relevante: "Quero poupar para a educação do meu filho". Isso porque o valor para a família e o filho é alto.
Ela deve ser temporal: "Vou poupar 12 mil reais de janeiro a dezembro de 2018". Deve existir uma data limite.
Depois de escrever a meta. O segundo passo é fazer algo todo o dia pela meta. Nesse exemplo, mesmo que a pessoa já separe o valor assim que receber, ela ainda pode fazer algo todo dia para garantir que vai sempre conseguir separar o valor. Eu acredito muito em falar ao subconsciente, pois meu cérebro é que vai me ajudar a seguir com a meta. Então gosto de escrever, todo dia escrevo várias vezes a minha meta, pode ser com variações para estar com um padrão mental receptivo e jogar fora o padrão mental que me impede de realizar a meta. É uma análise mais profunda, mas se não consigo poupar mil por mês é porque gasto de formas que não deveria. Posso escrever afirmações todo o dia como: "sou uma boa compradora", "só faço ótimos negócios", "não compro por impulso", "avalio bem custo/beneficio", "sou precavida, penso no futuro". Escrever essas afirmações todo dia traz foco e certamente fará com que não diga que esse mês não dá para separar porque houve um imprevisto.
Pouquíssimos alcançam a meta por falta de foco. Porque não lembram dela todos os dias nas pequenas ações. A pessoa focada terá mil tentações de compra e propagandas, mas saberá distinguir o que é necessário e o que é compra conforto, para suprir necessidades emocionais. A pessoa focada fará contas com antecedência, não depois quando perceber que o salário não deu, gastou mais do que ganhou.
E parte de buscar uma meta é lutar contra padrões impostos. Um empreendedor pode ver todos os amigos na balada e escolher sair do padrão dos amigos, pois terá responsabilidades no dia seguinte e quer estar "inteiro" no negócio. Há vários padrões que as pessoas seguem que não convém ao empreendedor. E ele não vai seguir esses padrões pois enxerga sua meta. Sim, há vários padrões que vão contra a meta. Quem está no piloto automático, nem meta tem, nem percebe. Quem está focado sabe que é incongruente com a meta.
O empreendedor diferencia-se. Todos gostam de um diferencial. Muitas vezes minhas clientes gostam de saber o que tem de novo. A Polishop tem essa característica de diferencial. Realmente muitos produtos são exclusivos, sempre tem uma tecnologia nova. As bases da Polishop são HD, é um diferencial. Vários produtos são com nanotecnologia, é outro diferencial. Eu mesma gosto da marca por ter diferencial. Então o próprio empreendedor pode ter seu diferencial. E quanto mais único e exclusivo, melhor.
E é por isso que lutamos para estar entre aqueles 5% que conseguem alcançar as metas. Porque queremos ser exclusivos. Com certeza quem lê o blog é uma pessoa com desejo de alcançar. Já é diferente dos 95% da população que está na zona de conforto.
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