quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Saúde é prosperidade?

"Um dia descobriremos condições de vida que farão inúteis os hospitais."   R. Stanganelli

Martin Claret separou esse trecho em seu livro e eu concordo plenamente que prosperidade está muito relacionada à saúde.

Quanto mais saudáveis somos, menos temos despesas para recuperar a saúde. Poucos realmente cuidam bem da saúde de forma sistêmica.  E isso é assunto para mais de um texto.

Estamos vivendo numa sociedade sedentária.  Quantos praticam exercícios físicos? Quantos não preferem carros ou elevadores quando as distâncias não são longas e poderiam ser feitas de maneira mais saudável?  Creio que uma dimensão da saúde é a prática de exercícios físicos e quem pratica já está garantindo um futuro com menos dores e doenças.  Ao invés de juntar dinheiro que posteriormente vai ser gasto com remédios não é mais fácil ter hábitos saudáveis?

Estamos vivendo numa sociedade de alimentos industrializados processados ou ultra processados. Quantos ingerem a quantidade ideal de nutrientes de acordo com a organização mundial de saúde?  Quantos diminuem a ingestão de sal, açúcar,  gorduras trans?  Quantos diminuem ingestão de corantes, conservantes?  Quantos ingerem mais alimentos desintoxicantes,  anti oxidantes e alcalinos?  Quantos sabem exatamente o que estão ingerindo e o que isto fará a eles nos próximos anos?  Quanto uma pessoa não economiza simplesmente por evitar diabetes,  pressão alta,  câncer,  doenças do coração, fígado,  rins?  Sabendo da lei de causa e consequência,  poucos estão construindo agora um futuro livre dessas doenças pela alimentação.  Pelo contrário, muitos estão construindo pouco a pouco as doenças que terão que encarar no futuro,  apenas por ser imediatistas e prezar pelo prazer imediato.

E a ansiedade e o estresse?  Quantos evitam cortisol no sangue tomando medidas de controle do estresse?  Ou pelo contrário,  estamos numa sociedade de pessoas cada vez mais estressadas e com doenças emocionais?  Muito cortisol no sangue diminui a imunidade e a pessoa fica suscetível a doenças variadas. Isso gera muita despesa.

Prosperidade pode ser ganhar mais como pode ser evitar gastos, fazendo desnecessárias despesas para recuperação de saúde.  O ideal é que a pessoa saiba os dois. Consiga maneiras de ter renda e saiba as maneiras de evitar despesas. Claro que quando falamos de saúde,  o principal é o bem estar e qualidade de vida.  Mas como efeito colateral temos diminuição de gastos, isto é,  mais prosperidade.

Então construa agora, com escolhas saudáveis,  um futuro saudável.  O incongruente é abusar de alimentação,  das energias corporais, não praticar exercícios físicos e esperar uma velhice saudável.  Lembremos da lei de causa e consequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário