Dolabela ensina que o empreendedor "considera o fracasso um resultado como outro qualquer, pois aprende com os próprios erros".
A neurolinguistica ensina que fracasso é feedback. O fracasso tem significado diferente para diferentes pessoas. É questão de interpretação. Pessoas com auto estima muita baixa têm problemas sérios com o fracasso. Acham que são fracassados, que não podem ousar fazer nada porque vão fracassar de novo. Esse significado é muito triste, é preciso ressignificar esse conceito, ver de outra forma para progressivamente melhorar a auto estima.
Eu já fracassei diversas vezes. Já errei diversas vezes. E para mim tem significado de aprendizado. Não preciso fugir do fracasso, pois aprenderei mais ainda. Empreendedores costumam pensar que o sucesso é alcançado após diversos fracassos. A cada fracasso o empreendedor levanta-se mais forte e experiente.
Fracasso tem que significar aprendizado, não derrota. Depois do fracasso é preciso levantar-se com a couraça mais forte. Crianças super protegidas pelos pais costumam não ter sucesso na vida adulta, pois não aprenderam a cair e levantar, não sabem o que é muito esforço para formar a couraça depois da queda. Pais que nunca deixam o filho cair, também não ensinam o que é levantar.
E assim somos nós, se não cairmos, não saberemos levantar. Se a nossa auto estima é baixa, vamos cair e ficar estatelados no chão. Não podemos nos super proteger. Temos que ir em frente mesmo com a possibilidade de fracasso. Claro que minimizando essa possibilidade.
Ria de si mesmo, como ensina Og Mandino. Fracassar faz parte da vida, é natural, é um resultado como outro qualquer e tenho que extrair o que é positivo disso. Não leve à sério demais um fracasso. Todo ser humano pode fracassar e não conheço um único que jamais tenha fracassado. Não podemos dar uma importância tão grande ao fracasso. Ao invés disso, vamos dar importância maior ao aprendizado.
Se no nosso velho padrão mental o que pesava era o vexame do fracasso, podemos escolher um novo padrão mental: a alegria da ampliação do conhecimento.
Conhecer biografias de grandes empreendedores ajuda na ressignificação do fracasso. Vários deles fracassaram e das cinzas do fracasso fizeram negócios maravilhosos. No livro de Augusto Cury "Não desista de seus sonhos", o autor conta sobre várias pessoas famosas que fracassaram diversas vezes e estiveram firmes, até alcançar seus sonhos. Obviamente que na mente deles, o significado não era derrotados e que deveriam ficar no chão. Eles se levantaram.
Certa vez fiz essa pergunta a várias pessoas. Não esperava de fato uma resposta porque era apenas uma reflexão para a pessoa fazer consigo mesma. Uma dessas pessoas mostrou um significado muito bom, empreendedor. Ele explicou que não existem fracassos, apenas fases para ele se tornar um sucesso. Ele nem usa a palavra fracasso para os acontecimentos da vida dele. Então porque nós, pessoas também maravilhosas e com auto estima elevada, vamos ver o fracasso de maneira tão negativa?
É preciso levantar e ir atrás. Eu luto até a última esperança. Eu luto tanto que é surpreendente. Já surpreendi várias pessoas. Eu corro atrás com uma determinação sem igual. Quando estou 100% comprometida com algo, não sei o que é ficar no chão. Caio e me levanto quantas vezes forem necessárias. Por isso, todas as vezes que fui assediada moralmente defendi-me com determinação. Eu realmente não faço questão de muita coisa, mas quando me fazem focar em algo, a determinação é 100%. Não sou pessoa de mais ou menos principalmente no que tange a lesão de direitos. Esse é um dos pontos que faço questão como cidadã. E quando faço questão de algo, a determinação é 100%. Vou com tudo, sem medo de fracasso. Não podemos deixar de nos defender por medo do fracasso. Não podemos deixar que matem nossos sonhos ou nossas conquistas por medo do fracasso. Nossas conquistas foram com muito esforço. Ninguém tem o direito de nos lesar, muito menos nós mesmos, quando nos auto sabotamos por nem tentar por medo do fracasso.
"A insegurança cria um dilema entre querer agir e o medo das consequências. Ele leva a pessoa a focar somente os custos, ampliando os até o ponto de neutralizar os benefícios de suas escolhas, também é um sentimento imobilizador que, além de tornar a pessoa infeliz, impede a realização de seus objetivos pessoais e profissionais. Essa imobilidade psicológica acarreta a ansiedade, aquele aperto no peito que nos causa auto piedade". Nada melhor do que terminar com esse trecho de Vera Martins.
Esse texto é para que não nos imibilizemos por medo do fracasso. Avante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário