Dolabela segue seu livro com as características do empreendedor. É muito importante verificar se tem as características antes de empreender. Se não tem, não há problema algum, habilidade se aprende. Ninguém nasceu pronto, aprendemos ao longo da vida. Não podemos usar Desculpas, podemos escolher procurar desenvolvimento pessoal sempre.
Quanto mais vemos que não possuímos as características, mais sabemos o quanto temos ainda a aprender. Eu comecei meu negocio como um curso exatamente porque não tenho as características, eu ainda tenho muito a aprender. E comecei pequena porque as chances de eu falhar são maiores enquanto aprendo.
Por isso, devemos ser conscientes do aprendizado necessário. Ninguém nasce sabendo, mas achar que se pode aventurar ou que está pronto, sem estudar e nem aperfeiçoar nada, também não resolve. As estatísticas estão aí para nos dar a noção de realidade. Uma grande parcela de empreendimentos fecham no primeiro ano. A taxa de sobrevivência das empresas que abrem é muito pequena. Portanto precisamos dessa noção de que há muito a aprender e só aprendemos fazendo. Quanto menos sabemos, mais pequenos começamos e menores tem que ser os riscos.
Então a primeira dica para quem quer empreender é ter um modelo, uma pessoa que influencia. Dolabela ensinou isso e também tive essa dica no SEBRAE. No curso online e gratuito que fiz, o SEBRAE ensinou a estar próximo de empreendedores no ramo em que gostaria de atuar para aprender com eles. E esse é um dos primeiros passos, pois há acesso, os cursos são gratuitos, só precisa a boa vontade de estudar.
Robert Kiyosaki sugeriu fazer um estágio em vendas, mesmo sem ganhar nada, pois o mais importante é o aprendizado. T. Harv Eker também trabalhou no ramo em que gostaria de atuar como auxiliar de serviços, um cargo bem simples, mas tinha um propósito, aprender. Esses autores ensinaram a humildade. Não se abre um negocio do nada, sem experiência. Antes tem que aprender com quem sabe. Flávio Augusto trabalhou em escola de idiomas antes de abrir a escola dele.
Atuar num mercado desconhecido, sem noção alguma certamente levará a grandes dificuldades e pode levar até à falência e a sair com dívidas do empreendimento. Não é para ter medo, pois do outro lado do medo estão as grandes realizações, mas é para dar um passo de acordo com o que pode dar. Por isso que se as condições são apenas para vender 20 bolos no pote, então faça isso. Não entre em empréstimos malucos pensando que sem conhecimento algum o negocio vai bombar.
Andar com alguém experiente no ramo e com noção de realidade de negócio é muito importante, pois geralmente os planos são diferentes da realidade. Por isso, deve haver sempre um plano B. Nada que impossibilite fazer, pode até aprender no caminho, pois é o que a maioria faz, e é inevitável aprender muito no caminho. Mas de qualquer forma tem que vir com certo conhecimento prévio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário