"A maior e melhor prosperidade é o auto conhecimento" Martin Claret
Finalizo minhas reflexões sobre o livro A essência da Prosperidade com uma citação do próprio Martin Claret. Concordo plenamente. Depois que passei pelo processo de coaching verifiquei o quanto deixamos de nos conhecer quando estamos no piloto automático. As perguntas do coach abrem uma extensa via para dentro de nós mesmos. Por isso que o coach não dá respostas, ele tem perguntas. E ao pensar nas perguntas poderosas, as pessoas têm a chance de um momento consigo mesmas, para se auto conhecer. Até hoje eu fico surpresa como eu não me conhecia nem sabia exatamente o que queria. Claro que mudamos, e isso é muito bom, mas esse primeiro contato conosco é maravilhoso.
Num processo desses, já na primeira sessão descobrimos o que queremos e se pergunta o que nos impede. Quando paramos para pensar, descobrimos que não é difícil ter o que queremos, apenas pensamos pouco nas limitações. As vezes está tão fácil e ao alcance que descobrimos que o que nos atrasa é um hábito, como no texto de ontem, fazemos tanta coisa inútil por seguirmos a rotina. Muitas vezes se apenas fizermos uma pequena modificação na rotina, deixando velhos hábitos e adquirindo novos, teremos a vida que desejamos.
Prosperidade é ser feliz. E cada um tem uma medida diferente, não somos criaturas iguais, graças a Deus. Temos liberdade de escolha, graças a Deus. Então é isso. Se a pessoa decide que quer ficar rica porque pagaria uma cirurgia para emagrecer, então ela se sentiria próspera e feliz magra. Há outras formas de emagrecer, se ela descobrisse essas formas, seria próspera e feliz. Outra pessoa que descobre que queria ser rica para parar de trabalhar pode encontrar outras formas, como um trabalho que seja muito ligado ao lazer, de maneira que nem sinta que está trabalhando. Conhecendo a si mesmo melhor, pode concluir que apenas está insatisfeito com o trabalho atual. Se mudasse um pouco os hábitos e criasse novos, poderia se dedicar a uma segunda opção que pudesse trazer isso.
Prosperidade é ter bens? Nem sempre. Ninguém quer ser próspero para ter dinheiro, geralmente é para ser feliz. E se conhecendo a pessoa descobre o que a faz feliz. Ela descobre que não precisa seguir os padrões impostos pela sociedade. Alguém que não gosta de dirigir e não gosta de trânsito precisa ter carro apenas porque é símbolo de status? Carro ou felicidade? Para essa pessoa em específico uma solução melhor não é seguir a rotina. É vender o carro, morar perto do serviço e ser feliz, sem o estresse que o carro traria para ela.
Quem gosta de tranquilidade, será feliz no meio de muito barulho e agitação? Não. Então não é preciso ter dinheiro para ter tranquilidade. É possível ter tranquilidade com pouco e ser feliz. Tudo é possível.
Mas é claro que é preciso ter o colchão de segurança, aqueles meses de poupança para quando ocorrer um imprevisto. Também é importante ter uma renda passiva que traga o rendimento mesmo se a pessoa nem trabalhar. Também é bom garantir a aposentaria privada. Tudo isso é ser próspero e é fácil conseguir se conhecendo.
Quais os hábitos que te impedem de ter essa renda passiva? Quais os novos hábitos que terá que adquirir para ter renda passiva? A questão é simplesmente se conhecer, evitar os maus hábitos e trabalhar em desenvolver os hábitos que te levarão ao seu objetivo. Conhecer os motivos que te impedem, suas resistências, sua disposição em fazer o que tem que ser feito. Muitas vezes não conhecemos o suficiente nossas resistências ou se estamos realmente dispostos. Novos hábitos só se adquire com disposição para deixar o velho e vontade de construir o novo.
É bem simples. Tem que começar do princípio e ter paciência para esperar a semente crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário