quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Qual a importância da auto realização?

"Pesquisas indicam que o empreendedorismo oferece graus elevados de realização pessoal.  Por ser a exteriorização do que se passa no âmago de uma pessoa,  por receber o empreendedor com todas as suas características pessoais,  a atividade empreendedora faz com que o trabalho e o prazer andem juntos.  Talvez seja muito difícil encontrar um empreendedor que queria se aposentar ou que espere ansiosamente pelo final de semana para se desvencilhar do trabalho.  Não é raro encontrar empreendedores que tiram poucas férias".

Este trecho foi tirado do livro "Oficina do empreendedor" de Fernando Dolabela.  Chama-me atenção o quanto trabalho está relacionado a algo ruim. Sempre fui muito dedicada a qualquer trabalho ou estudo que fiz. Então para mim era estranho a falta de amor e o padrão mental que são coisas ruins. Por isso,  acredito que aqueles que não gostam de seus trabalhos deveriam reavaliar o porquê.  Talvez ir busca de algo que os satisfaçam,  mesmo que como uma segunda alternativa e como um teste para se descobrir. Sem testar novos meios de ganhar a vida, a pessoa pode ficar presa a algo que não traz auto realização e isso é muito grave.

Trabalho e prazer deveriam andar juntos. Passamos um terço de nossas vidas no trabalho, não pode ser algo desagradável como está no padrão mental de tanta gente. Fico verdadeiramente assombrada com isso.  Claro que muitas vezes a pessoa ama o trabalho mas está insatisfeita com a chefia imediata,  acontece com frequência e isso também é muito triste. Tira a qualidade de vida da pessoa.

O interessante do empreendedorismo é que se aprende a ser seu próprio chefe. Então o compromisso muda. Se não mudar,  o negócio fracassa. Muitas vezes quando um negocio fracassa,  temos que questionar sinceramente nossa auto disciplina.  Temos que questionar se fizemos o que deveria ser feito. É uma grande lição. E isso serve para qualquer empreendimento, mesmo aqueles que empreendem sua própria vida e traçam uma meta, caso dos meus coachees, eles precisam de características de empreendedor para alcançar o que querem. A diferença é o comprometimento.  Queremos algo ou estamos comprometidos com algo?  Quem apenas quer ainda tem um longo aprendizado pela frente. Quem se compromete é aquele que consegue os resultados.

Portanto quando Dolabela cita os empreendedores que não anseiam pelo final de semana e raramente tiram férias, ele está se referindo àquelas pessoas comprometidas. Eles não são pessoas que querem que o negocio der certo. Querer qualquer um quer. Comprometer-se é algo além,  para os verdadeiros empreendedores.  Claro que também não estou sugerindo não descansar.  Acho o repouso fundamental.

Minha experiência com vendas diretas colocou-me em contato com várias empreendedoras.  Já tinha e tenho contato com funcionários.  É uma diferença grande.  Elas têm auto realização e mais condições financeiras,  estão felizes e realizadas, diferentemente de vários funcionários.  E elas são todas comprometidas. Elas têm uma determinação e comprometimento que vejo em raros funcionários.

Vale a pena fazer uma oficina de empreendedor e aprender o mindset,  padrão mental,  pois certamente são diferenciados. E à medida que mudamos nossos padrões mentais para o comprometimento começamos a ficar auto realizados,  pois percebemos que podemos conseguir o que almejamos. E isso faz uma diferença enorme na vida em termos de satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário