quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Você tem necessidade de realização?

Dolabela explica que o empreendedor tem iniciativa,  autonomia,  autoconfiança,  otimismo e necessidade de realização. Essas são outras características que se não temos, precisamos desenvolver. E se prestarmos atenção,  é possível mudar nossos padrões mentais e se enquadrar nesses.

Conseguindo esses padrões mentais,  com certeza a pessoa conseguirá muito mais do que ser um bom empreendedor,  ela realizará suas metas em qualquer área da vida.

Vamos começar pela característica de iniciativa.  Todos que conseguiram qualquer realização tiveram iniciativa.  A pessoa que só pensa e diz que vai começar amanhã nunca começa.  Mesmo que de maneira simples,  precisa começar de algum lugar.  Eu sempre cito o David Portes, ele teve a iniciativa de pegar os 12 reais que seriam usados para comprar remédio para a esposa grávida,  investir em doces e fazer 24. Quantos teriam essa iniciativa?  O mesmo vale para qualquer meta. A pessoa diz que quer passar em concurso mas não se inscreve para nenhum. Jamais passará.

O empreendedor precisa ter autonomia. Uma pessoa muito dependente não faz nada. Se eu sempre depender de outros para fazer algo, nunca vou fazer,  porque os outros estão presos em seus próprios problemas.  O mesmo acontece em outros setores, a pessoa quer emagrecer e espera que a família contribua. Não ocorre,  você terá que ter a autonomia até de cozinhar seu próprio alimento visto que terá outro estilo de vida. Mesmo que outros não queiram mudar hábitos,  você deve ter a autonomia e mudar os seus.

É preciso autoconfiança.  Se o empreendedor não confia em si mesmo, também não faz nada. Mesmo nos momentos difíceis da jornada, o empreendedor confia na sua capacidade e força.  Sabe que ele pode fazer o que se propôs.  Em outras metas ocorre o mesmo, sem autoconfiança não se consegue nada. A pessoa quer praticar esportes mas acha que se dará mal em tudo o que fizer, já se sente derrotado antes. Então nem começará,  por falta de confiança em si mesma. Quando iniciei ioga,  todos eram melhores do que eu no grupo. Eu confiei que um dia estaria fazendo as poses que me propus e de fato hoje faço poses que no início eram impossíveis para mim. Autoconfiança é saber nossas limitações,  mas crescer aos poucos e sair das limitações. Sei que há posturas muito mais difíceis,  mas elas não são impossíveis,  se eu continuar e persistir,  conseguirei. Atualmente são limitações mas não serão para sempre.

Ter a característica do otimismo é fundamental para o empreendedor.  Estamos numa época de crise,  tem pessoas que vêem o copo meio vazio, outras o vêem meio cheio. O otimista sabe que a crise vai passar, então ele aproveita a época da crise como uma oportunidade.  É possível buscar qualificação,  mudar certos processos,  introduzir um ramo novo,  enfim, sempre há uma oportunidade.

E a necessidade de realização é a cereja no bolo. Todo o empreendedor quis realizar algo. Ele não faz por obrigação,  ele faz por uma necessidade interna. Ele tem sede de realizar.  E quem tem essa característica consegue o que quer. Entre meus clientes de coaching há aqueles que realmente querem realizar,  a motivação deles é gigantesca.  Ah, eles conseguem e conseguirão muito mais!!! O desejo de realizar é fundamental,  é a diferença entre pessoas que sempre estão se movendo para o próximo nível.  Essas pessoas são os 5% da população.  95% está acomodada na zona de conforto.

E há maneiras de mudar hábitos e padrões mentais.  Há maneiras de decidir que quer participar dos 5% da população que conquista.

E não é coincidência que poucos estão bem na vida. Eles foram saindo da zona de conforto.  Eles se forçaram a sair dos maus hábitos e trocar por hábitos que trariam as características certas para o que eles desejaram na vida. E foi por isso que conseguiram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário