Dolabela cita outra característica do empreendedor: ele trabalha sozinho, pois o processo visionário é individual.
Eu acredito muito em sociedades, parcerias, conselhos, coaching, mentorias. E isso é trabalhar acompanhado. Sozinho ninguém chega muito longe, tudo é mais difícil, precisamos sempre estar acompanhados. Então o que Dolabela quis dizer? Muito provavelmente ele quis dizer que o empreendedor deve estar preparado para ser abandonado, desacreditado... lembremos que a primeira característica que ele citou foi ter um modelo, então ele acredita em parceria, entender esse processo visionário é muito importante.
Eu vou expor minha experiência. A maneira mais segura que encontrei para empreender foi com vendas diretas, como Consultora da Mary Kay. Uma forma de não comprometer minha atividade principal e aprender no processo, já que não sabia nada acerca de empreendedorismo na prática, apenas nas pesquisas e cursos que já tinha feito. Uma experiência com um risco praticamente zero, realmente a relação risco/benefício das vendas diretas é excelente. Quando comuniquei minha decisão deparei com muito ceticismo.
Eu estava praticamente sozinha. Minha visão não foi compartilhada com os outros. Ninguém acreditou no meu potencial nessa area, pois era praticamente a intelectual, não uma pessoa que se daria bem em vendas, também não conheço muitas pessoas e sou tímida. Tudo era contra e as pessoas que desacreditaram tinham elementos para tal. Elas não queriam o meu mal, apenas enxergaram os elementos limitantes e talvez quisessem me proteger das decepções que elas acreditaram que certamente encontraria pelo caminho. E isso não será diferente para ninguém. As pessoas geralmente não acreditam em si e nem nos outros.
A mensagem é que esse processo visionário será assim para todos. As pessoas não acreditarão no seu sonho, na sua meta, todos vão achar que você vai nadar, nadar e morrer na praia. Elas já tiveram muitas decepções na vida. Se protegem e tentam nos proteger. Todos os empreendedores em menor ou maior grau passaram por isso. Os visionários estão vendo o que querem, a visão é clara e motivadora. Como os outros não vêem, eles nos desmotivam.
Sabendo que o processo visionário é assim mesmo, temos que desenvolver a característica de ir sem apoio mesmo. Mesmo que ninguém acredite na sua ideia, tenha fé e vá assim mesmo. Acredite em você. Acredite tanto que será por você e por todos a sua volta. Mesmo que demore a nascer a semente, continue com uma fé gigantesca. Alguém disse que na semente estão folhas, frutas, galhos, tronco... As pessoas em geral só vão enxergar a semente que demora a brotar. Você, o visionário, já viu uma árvore gigantesca com muitos frutos. As pessoas não verão o mesmo que você. A sua visão é individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário