segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Prosperidade é riqueza financeira?

"Prosperidade não é só riqueza financeira.  É também saúde e amizade.  Não adianta somente acumular dinheiro,  pois ele não resolve nada sozinho.  É preciso ter saúde para desfrutá-lo e para fazer com que ele continue produzindo mais riqueza.  E não adianta somente saúde e dinheiro,  sem amizade,  bem estar,  e sem energia necessária para produzir mais riqueza".

Martin Claret separou outro trecho do Dr Lair Ribeiro.  Concordo que prosperidade é muito mais do que dinheiro.  Por isso a prosperidade dos ímpios é morte, como diz a Bíblia no livro de Provérbios.  Não adianta prosperar correndo o risco de ser preso, como o caso de corruptos e criminosos.  Não adianta prosperar perdendo a saúde por falta de equilíbrio e usar tudo que acumulou para pagar despesas médicas.  Não adianta prosperar sem ter com quem comemorar.  Não adianta prosperar e ser infeliz e depressivo, como vemos o caso de tantos artistas,  tem tudo menos paz e muitos se suicidam ou se drogam morrendo de overdose.  Que vida tão ruim para usar de tal fuga apesar da riqueza?

Eu creio que a maior prosperidade é intangível.  Não são bens materiais,  mas são aqueles que não se medem. A Bíblia coloca a sabedoria como mais importante do que ouro e prata.  A Palavra de Deus como mais importante que riquezas. A prosperidade intangível tem como consequência trazer bens tangíveis,  pois com sabedoria e a orientação de Deus podemos chegar longe, sem perder a essência e o que devemos buscar primeiro.

Saúde também é mais importante.  Que adianta alguém ser rico se não tem saúde para desfrutar do que tem? E temos que pensar a longo prazo. Hoje podemos estar com saúde e por isso achar que podemos abusar para conseguir o que almejamos,  mas no final podemos sofrer as consequências.  Ser estratégico é aprender a planejar a vida inteira.

Nas sessões de coaching os clientes enxergam o próximo capítulo de suas vidas. É uma meta de curto prazo.  Peço a eles que imaginem como será o último capítulo de suas vidas. Ninguém se vê pobre,  dependendo de filhos e netos.  Ninguém se vê doente,  dependendo de outras pessoas ou cuidadores por não ter saúde.  No entanto,  são poucos que conseguem se planejar a longo prazo,  tanto que a maioria dos idosos estão nessa situação,  não conseguiu ter um estilo de vida saudável como o que recomendaria os médicos e nutricionistas.  Por isso,  ensino o tempo todo a ser pacientes,  ter visão do longo prazo e serem saudáveis. Aliás quantos de nós praticamos atividades físicas de acordo com o recomendado?  Quanto nos alimentamos de acordo com o que ensinam os nutricionistas?  Quantos de nós cuida das emoções e auto conhecimento?

 Ser saudável para hoje e para o futuro é uma poupança inigualável.  É uma prosperidade verdadeira.  Eu acredito que prosperidade é ter bons hábitos em todas as areas da vida, pois são os hábitos que nos levam a manter o que conseguimos.  E insisto em todas as áreas pois assim há um equilíbrio.  Esses famosos que se acabam tem a riqueza e a beleza,  e muitas pessoas em volta, então que lhes falta?  Talvez espiritualidade,  vida saudável, emocionalmente equilibrada,   intelectualidade, criatividade,  ligação com o meio ambiente, propósito e outras areas que evitariam verdadeiros desastres. Quem acabou com sua vida era próspero, mesmo que tenha deixado testamentos?  Com certeza não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário