sexta-feira, 17 de março de 2017

O investidor inteligente tem regras por escrito

"Estabeleça regras antes de investir,  preferencialmente por escrito, e seja fiel a elas.  Não deixe suas decisões mudarem com o humor do mercado.  Rebalanceie sua carteira pelo menos uma vez ao ano... De mais atenção a sua vida pessoal do que a seus investimentos. Se o contrário está acontecendo, é claro sinal de que precisa retomar o equilíbrio,  pois não está investindo de maneira eficiente."

Não importa o tipo de investimento, precisamos nos planejar, escrever e ser fiel às regras que estabelecemos. No meu caso,  há regras para o quanto posso ter de estoque,  o quanto posso deixar as pessoas pagarem com facilidades,  o quanto de tempo vou investir no negócio.

Muitas pessoas acabam se tornando muito emocional ao longo do processo e fazem muita dívida ou deixam os outros fazerem muita dívida com eles. Precisamos ter regra para tudo isso e seguir essas regras. Não podemos fazer compras pela emoção.

No meu caso,  eu fiz rebalanceamento de estoque. Achei que um mais enxuto seria melhor para minhas necessidades atuais. Rebalanceei também o tempo investido. De duas horas que eu dedicava diariamente passei para uma hora. Rebalanceei colocando outra marca, a Polishop.  Todos os anos podemos olhar os resultados,  analisá-los e tomar algumas decisões.

Cerbasi está muito certo ao indicar que nosso tempo para a vida pessoal deve ser maior. Eu dedico uma hora dentro de 24 horas porque achei muito duas horas.  Preferi colocar mais tempo para me mimar. Cuidar de si mesmo e da saúde deve ser uma das prioridades, pois como foi dito, os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. Se o equilíbrio fosse visto desde o início,  nem se perderia dinheiro nem a saúde, pois a pessoa soube distribuir seu tempo de tal maneira que conseguiu cuidar de tudo. Um pouco a cada dia faz muito tanto para a saúde física como do bolso. Não precisa exagerar em nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário