Todas as pessoas precisam fazer planejamento. É certo que os planos de Deus não são nossos planos, então devemos estar preparados para a flexibilidade. Preparados. E para isso servem os planejamentos. Quanto mais organizada a pessoa, melhor ela pode gerir sua própria vida e ser dona de seu destino. Ser dona do destino não entra em conflito com a vontade de Deus, pois Deus quer o melhor para todos, mas nos dá o livre arbítrio para fazermos escolhas. E nem sempre nossas escolhas são boas a ponto de nos levar para frente. É o caso da parábola dos talentos. Foi destino ou escolha? Fica claro que cada um usou seu livre arbítrio e teve sua paga de acordo com esse uso.
Deus deu talentos a todos. Uns se planejam para usá-los e multiplicá-los, outros enterram o talento por medo. Vou usar essa dica com a minha vivência. O que seria um planejamento de curto prazo para mim? Eu me planejo para pagar a fatura do cartão. Então é um planejamento mensal. Não sou desesperada para vender, não quero lucro rápido nem a qualquer custo. Como é segunda atividade, pagando a parcela está bom. Progredi para compras a vista. Então também me planejo para pagar essa compra no mês. Simples. Então faço as atividades necessárias para esse pagamento. Não me mato de trabalhar, não me sacrifico, não sacrifico meu descanso. Uso apenas uma hora por dia. Hora que poderia estar assistindo a TV ou fazendo qualquer outra atividade circunstancial.
O que seria um planejamento de médio prazo? Em um ano penso em usar o lucro das vendas para algo importante, talvez um investimento ou algo que aumente meu bem estar, já que tenho objetivo de qualidade de vida agora. Por exemplo, na Polishop usei o lucro das vendas para pegar o NutriNinja, uma compra para lá de boa. Como usei o cartão de crédito, já tenho o produto há um tempo e já estou desfrutando dele. Se sobrar? Sem pressão, posso investir no meu futuro e na minha independência financeira. Como dito, não tenho pressa e não há porque ter.
O que seria um planejamento de longo prazo? Com certeza para mim é a independência financeira. Ela vai chegar. Tenho fé, não tenho pressa, pois sei que não é rápido do jeito que achamos que tem que ser. Quem viu a tabela do Cerbasi vai entender que podemos nos planejar a longo prazo sem sacrifícios e sem deixar de desfrutar o agora. É apenas questão de planejamento e organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário