terça-feira, 7 de março de 2017

O investidor inteligente tem objetivos claramente definidos

"É esse desejo que nos faz assistir a cursos enquanto muitos assistem futebol na TV, ou ler um jornal de economia enquanto muitos baixam email.  Tudo depende do foco que você dá ao perseguir seus objetivos.  Como já fiz em livros anteriores, em vez de explicar o caminho para seus objetivos por meio de fórmulas,  prefiro lhe apresentar uma tabela. É assim que meus leitores gostam, e que jornalistas pedem para apresentar em suas publicações. Acho que deve facilitar bastante o entendimento".

Continuando a refletir sobre o livro "Investimentos inteligentes", penso que definir um objetivo faz as pessoas alcançarem seus sonhos. Assim também ensinou Napoleão Hill.  Cada um tem um objetivo diferente para investir. Cada pessoa tem um sonho diferente. O meu é independência financeira para não ser assediada. Tem outros que estão bem ligados,  como uma aposentadoria segura, qualidade de vida... bem, talvez não esteja ainda tão bem claramente definido... Por isso sempre penso no primeiro: independência financeira. Estou preparada para que demore, importa que esteja dando meus passos em direção à independência financeira. Não tenho pressa, não estou sendo assediada no momento, mas preparar-se para a pior situação sempre é precaução boa.

Com esse foco em mente, eu consigo me livrar do que é atividade circunstancial. Eu consigo ver que atividades podem me levar a independência financeira e quais estão me distanciando da independência financeira.  Por exemplo, estudar educação financeira e experimentar negócios como Polishop e Mary Kay são atividades que me ajudarão a alcançar meu objetivo.  Assistir Big Brother me distancia, por exemplo. Há várias atividades que são neutras, nem ajudam nem atrapalham para a independência financeira. E outras que são coadjuvantes, como no caso do yoga, que é relaxante e alivia o estresse, portanto ajuda muito, embora não seja diretamente ligado. Fazer caminhadas,  alimentar-se bem são atividades importantes  que contribuem, pois dão mais energia. Leitura me motiva. Então nem sempre as atividades precisam ser diretamente ligadas.

Cerbasi tem uma tabela que me ajudou a enxergar o peso da porcentagem sobre o valores investidos.  A porcentagem é tão importante que ela diminui o tempo e o valor necessários para se investir. Foi daí e também da dica de vender cosmético que ele deu nesse livro que eu me inspirei a iniciar em Mary Kay quando fui convidada. A experiência foi boa, o que me incentivou a prosseguir e experimentar Polishop. Não sabemos nossa capacidade e nem nossa habilidade até quando somos obrigados a usá-las.  Foi recompensador eu ter feito esse "curso". Ele me forçou a usar habilidades que desconhecia.  Posso muito mais do que imagino.  E todos têm esse potencial maior do que conhecem.  Se a pessoa focar em um objetivo ela consegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário