sexta-feira, 10 de março de 2017

O investidor inteligente é organizado e disciplinado

"Ao fazer contas com projeções pessimistas, o prazo para conquistar suas metas se estenderá.  Paciência... siga esse mapa, que é o que o conduzirá pelo caminho mais acidentado.  Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos e adote mecanismos que lhe dêem disciplina, para que as metas sejam alcançadas ou superadas com algum grau de certeza. Inclua seus investimentos em debito automático,  agende antecipadamente seu DOC para compra de ações,  ou inclua seu plano de previdência em debito automático.  A grande arma do investidor disciplinado,  com visão de longo prazo,  é a regularidade. Investir um pouquinho todos os meses, com disciplina,  seguindo um plano de longo prazo."

Gustavo Cerbasi ensina que não há problema em fazer contas com projeção pessimista. Na verdade, eu sempre utilizo esse método. Eu vejo o pior cenário.  Isso não é a mesma coisa que esperar o pior cenário.  Se conseguimos ver o pior cenário,  não ficamos frustrados e podemos tomar medidas para evita-lo.  Ver o pior cenário está mais para prevenção.  Esperar o pior cenário está mais para inação.  Quem vê o pior cenário pode agir ou não. Quem age pensando no pior cenário está um passo além do que quem somente é otimista demais. Nosso prazo pode se estender,  ou podemos nos surpreender positivamente.

Todos devem se conhecer.  Então usar mecanismos que nos ajudem a ser disciplinados. O autor exemplifica com investimentos financeiros em débito automático e similares.  Esses farão com que as ações aconteçam.  A pessoa não espera sobrar para fazer, isso ajuda a ser disciplinado financeiramente.  Adaptando a dica para meus negócios, observei que muitas pessoas não têm a motivação natural. Precisando ou não,  com ou sem faturas de cartão vencendo, eu consigo me disciplinar para fazer o negocio uma hora por dia. Muitos não conseguem. Essas pessoas então precisam adotar mecanismos para a auto disciplina.  O método da Mary Kay de incentivar as compras altas é excelente para quem tem dificuldade em se disciplinar. Com produtos na mão para pronta entrega e faturas para pagar, a pessoa se obriga a agir. Não existe negocio ruim, existe um negocio para cada tipo de pessoa.  Cada um tem que se conhecer.

Eu uso a arma da regularidade.  Para mim é normal fazer um pouquinho a cada dia. Outros não conseguem.  Apenas quando as faturas estão vencendo saem a luta e ficam o dia inteiro até conseguir fazer a venda para pagar. Aí ficam com a impressão do sacrifício.

A dica de Cerbasi é que investir um pouco todos os meses, com disciplina, traz resultados a longo prazo.  Não precisa ter um sacrifício como muitos imaginam. Não precisa deixar de fazer o que quer. É disciplina e regularidade. Essa foi minha fórmula em Mary Kay e deu certo. Muitas pessoas desistem  porque queriam muito. Sonhavam com o muito e rápido. Faça o seu pouco e deixe isso acumular, invista no longo prazo e tudo dará certo. Deixe as formulas mágicas,  milagrosas e instantâneas.

DISCIPLINA E REGULARIDADE. Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário