Tânia Consentino, da Schneider Eletric, ensina que os líderes devem saber alocar seus recursos humanos. A pessoa certa, no lugar certo, sabendo onde quer ir.
Deve ser muito difícil liderar, pois existem talentos que nem imaginamos. Quem lida com pessoas deve observar seu grupo e decidir como melhor utilizar as qualidades de cada um. Uma pessoa que não se dá bem com uma atividade, pode muito bem fazer outra atividade com excelência. Existem pessoas certas para cada atividade. Forçar a natureza do funcionário muitas vezes pode não ser bom quando facilmente pode estar fazendo outra atividade.
O motivo da infelicidade de muitos pode estar nessa falta de habilidade dos líderes de tirar o melhor das qualidades deles.
Em Mary Kay não existe um tipo de personalidade certo para ser consultora. Mas com certeza a pessoa certa no lugar certo sempre funciona. Tem consultoras que tem mais habilidade para trabalhar com sessões e anfitriãs, outras preferem vendas no caminho, outras preferem vendas na linha, outras preferem vendas no show, outras usam mais catálogos. Outras inovaram e estão trabalhando de outras formas, no entanto só inviabiliza o trabalho se a pessoa realmente não tem aptidão alguma.
O lugar certo também depende como cada uma se sente mais confortável. O trabalho é bem flexível.
Saber onde quer ir é importantíssimo. Tenha a meta e o plano de execução e tudo será maravilhoso. Por isso que também algumas são Diretoras, outras são excelentes consultoras, outras fazem parcialmente. Isso depende bastante da meta de cada uma, o que cada uma decidiu como ponto de chegada. Os Diretores dizem que no pacote inicial tem tudo. Lembro de um vídeo em que o Diretor dizia que na bolsa tinha uma carreira de sucesso como a dele, muitas vendas, viagens, jóias, reconhecimentos, cabe a cada um "retirar" o máximo que a empresa tem a oferecer. Será que é para todas? Em tese sim, pois existem regras definidas para conseguir cada uma das conquistas, portanto qualquer que estiver disposto pode conseguir. Em realidade, tem que trabalhar duro. Tem que ser a pessoa certa, tem que encontrar o lugar certo e tem que ter meta bem definida. E como ser a pessoa certa? Acredito que parte é herdado, outra parte é habilidade e habilidade se adquire em teoria e principalmente prática. Quem não começa por erro de não ser bem sucedido jamais vai adquirir prática e sem prática não existirá desenvolvimento de habilidade. O lugar certo também se aprende por experiência. Planejamento e saber onde quer chegar é decisão de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário