Devemos nos inspirar nos melhores exemplos. Assim, tenho por hábito conhecer o que pensam os grandes líderes para poder ter um bom exemplo a seguir. Claro que é difícil, no dia a dia muitas vezes sentimos que não vamos conseguir, no entanto é bom ter um parâmetro. Mesmo que a gente não consiga, podemos olhar como podemos melhorar e ter a humildade de ver que a vida é um contínuo aprendizado, que não estamos prontos, sempre haverá alguém em quem podemos nos inspirar, ou seja, não temos limites, podemos sempre melhorar.
Já faz um tempo que li um livro de César Sousa e realmente gostei de suas ideias. Ele pratica a clientevidade, isto é, o cliente é o centro de nossas atividades.
César Souza é um consultor focado em problemas de liderança do século 21. A revista HSM Management solicitou que ele selecionasse 100 líderes brasileiros voltados para o futuro. A edição é de outubro de 2013 mas tenho certeza que as lições desses líderes continuam atuais e temos muito a aprender com eles.
Não vou comentar dos pensamentos de todos, pois muitas idéias se repetiram. Selecionei apenas palavras chave e as reflexões que seguem a partir dessas palavras chave são minhas. Acho que vale a pena eu rever esse material e a sabedoria dessas pessoas. Quero deixar claro que em primeiro lugar minhas reflexões servem para mim. Eu amo que haja idéias contrárias, pois é assim que se dá o crescimento. Já dizia meu professor de administração de empresas na FATEC que a unanimidade é burra. Eu concordo, pois onde existe a unanimidade não existe lugar para questionamentos nem para crescimento. Eu agradeço às pessoas que discordam e assim me fazem crescer. Eu as admiro pela coragem de expor suas ideias, que são sempre bem vindas.
O primeiro da lista é Alexandre Carlucci, da Natura (concorrente da MK... mas a ideia é muito boa). A palavra chave que eu selecionei foi interdependência, todos são importantes. Em Mary Kay sinto o mesmo. Agradeço muito a todos meus colaboradores e familiares pois fiz 10 meses de MK e esse mês as vendas foram quase iguais ao do Natal. Surpreendeu-me por causa da crise. Eu dependi muito desses queridos colaboradores, pois sem eles o resultado não teria sido o mesmo. Dependemos mesmo de um grupo para ter bons resultados. Obrigada a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário