terça-feira, 9 de junho de 2015

Flexibilidade

Antônio Rubens Silvino da Liquigas enfatizou a flexibilidade. De fato, um grande líder é flexível e não é dono da verdade. Aqueles que acham que apenas seu ponto de vista deve ser considerado não é um líder, é um ditador.

Ele mostra que o foco deve ser no cliente.  Eu também considero fundamental ouvir as necessidades do cliente e ser flexível ante as colocações dos clientes. É muito mais fácil admitir a possibilidade de erro, pois se no final ficar provado que você estava enganada, não será constrangedor e facilmente se dissolverá o mal entendido. Por outro lado,  se a pessoa for inflexível,  não ouvir seu interlocutor porque tem certeza que o outro não tem razão,  ficará numa situação extremamente constrangedora quando se provar enganado. Vi muitas pessoas que insistiram até mesmo depois de se provar errado, teve que se amontoar em mentiras e armações para se provar certo. Isso é pior ainda para o inflexível.  Mais uma prova do quanto é um mau líder. Totalmente despreparado para assumir a responsabilidade de liderar pessoas.

Então meus cumprimentos e admiração a todos os líderes flexíveis.  A todas as pessoas flexíveis que tem a capacidade de ver de maneira ampla. Eles têm a visão do quadro geral e não apenas de um pedaço,  que é onde a vista deles pode alcançar.  Eles sabem que há muito além do que ele pode ver. E por esse motivo tem a capacidade de realmente OUVIR e reconsiderar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário