Fazer sem medo de errar. Se errar, conserte e siga em frente. Esse é o conselho de Francisco Deusmar da Pague Menos.
Perfeito. Acredito que o maior impedimento das pessoas é o medo. Medo de não dar certo, medo de errar, medo da opinião alheia.
Assisti a um vídeo no You Tube do Diretor Nacional Tiago Avila. Gosto muito das idéias dele porque ele é bem realista. Sobre a opinião alheia o que ele disse foi fantástico. De qualquer maneira você será criticada. Se não trabalha é porque é preguiçosa. Se trabalha vão encontrar algum defeito também. Concordo plenamente. Ninguem agrada a todos, portanto importar-se com a opinião alheia é um martírio constante. Devemos ter a coragem de sermos autênticos, de buscarmos nossos objetivos, desde que eles não interfiram no bem estar alheio. Ele disse importar-se com o objetivo dele, não importa o que pensam. No início ele relutou em ser consultor, era personal trainner e nem se imaginava vendendo cosméticos, porque nem sabia sobre cosméticos. Precisou ter muita coragem.
Todos os autores que eu lia falavam sobre o medo e da importância de saber lidar com ele para obter resultados desejados. O que mais me marcou foi o livro Pai Pobre, Pai Rico. Ele discorreu sobre o medo de uma forma que me tocou, pois nem percebia que deixava de realizar algumas coisas por medo. Precisamos deixar o medo ficar no nosso consciente. A medida que temos consciência do medo, podemos lutar contra ele. Se não temos consciência que nosso impedimento é o medo, nós nem nos esforçamos para combate-lo.
E ser der errado? E se não for bem sucedido? Vou no conselho do Cerbasi. Também ele mostrou a importância da coragem para fazer investimentos. Se der errado, foi um investimento no conhecimento. Certos investimentos não são garantidos, por esse motivo a maioria das pessoas prefere a segurança da poupança com um retorno bem pequeno a investimentos um pouco mais ousados. A pessoa quer ficar numa zona de segurança, pois o medo a paralisa.
Eu tenho vários medos, como todos, mas pouco a pouco vou fazendo algo diferente do que fazia. Não tenho coragem de fazer certos investimentos, mas com certeza gostei desse investimento em Mary Kay. Como disse Tiago Avila, baixo investimento com um bom retorno. Em Mary Kay investe - se mais em trabalho do que em dinheiro. Então deve-se estar disposto. Eu creio então que a coragem para fazer esse investimento não é muita, mesmo assim admito que tive meus medos no início. E olha que era pós leitura desses grandes autores. Pensei mesmo que se não desse certo, o investimento seria no meu conhecimento. Consegui até agora os dois e estou muito satisfeita. Ainda bem mesmo que não fiquei paralisada pelo medo, nem pela opinião alheia que achou um absurdo eu ter estudado tanto e vender cosmético. Eu estudo mesmo e admito estar encantada com o plano de negócios da empresa. Será que não é exatamente por estudar muito que vi a grandiosidade do negócio? Não sei, mas sei que também demandou muita coragem de Mary Kay Ash para fundar a empresa após aposentar - se. E vejam como a empresa cresceu, se tornou uma multinacional que enriqueceu a vida de muitas mulheres. E se ela não tivesse tido coragem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário