Decio Carbonari de Almeida enfatizou a PRIORIDADE. Todos nós temos limitação de tempo, a maioria das pessoas me dizem não ter tempo, então tempo é algo precioso. E saber utiliza-lo diferencia aqueles que fazem muito em pouco tempo daqueles que não conseguem realizar muito.
Na verdade a questão aqui é aprender a utilizar o tempo. Cada um tem numa prioridade diferente, então não podemos dizer que a pessoa está utilizando seu tempo em algo inútil. Tudo depende, então se é importante para a pessoa é tempo bem empregado. Importância não é algo imposto, cada um tem claro o que é importante para si e para conquistar seus objetivos.
Um exemplo da empresa Mary Kay. Nós temos a filosofia Deus, família e carreira nesta ordem de importância. Então se realmente seguirmos a filosofia da empresa saberemos como priorizar. Entre a fé e um compromisso profissional, o que é mais importante? A fé, então colocamos sem medo nossa fé em primeiro lugar. Cada um tem uma a fé diferente e isso deve ser respeitado. Eu sou super ocupada e sei que se deixar para depois não faço. Na minha lista de prioridades está a oração. Todo dia é minha primeira atividade, antes mesmo do café da manhã. Meu dia simplesmente não começa se eu não orar e não ler a Bíblia. Se eu deixar para orar e ler a Bíblia quando tiver tempo, isso provavelmente não acontecerá, então o primeiro item da lista é Deus. O que é prioritário não deve ser algo que você encaixa se não tiver tempo. Ele é feito e pronto. Depois você encaixa as outras atividades do dia.
Em segundo lugar a família. Qualquer demanda feita pela minha família deve vir depois de Deus. Minha família é bem razoável, jamais me fizeram uma demanda impossível, então sei que não é simples encaixe quando der. Eu simplesmente faço por eles o que posso. Entes queridos tem que ser apreciados no momento presente, não é algo para depois. É a família que sempre nos apóia, nos ouve, nos fortalece em momentos difíceis, à minha família todo meu agradecimento.
Por último a carreira, mas ainda assim ela vem antes de outras atividades. O que eu posso fazer pela carreira: Eu tenho uma lista de prioridades na carreira. Coloco pelo menos seis itens a ser cumpridos por dia e me esforço em cumprir. Nem sempre faço tudo, às vezes surgem emergências e tenho que encaixar algo inesperado, mas meu objetivo não é trabalhar com urgências. É trabalhar com o que é importante é ter tudo organizado para que nada venha a ser emergência. Não gosto de postergar e fazer tudo de última hora. Prefiro terminar com antecedência. Não gosto de assumir mais do que sou capaz de lidar, prefiro trabalhar com o que sou capaz de entregar e fazer isso bem feito. Muitas pessoas sabem que assumem coisas impossíveis e depois passam a dar mil desculpas pela não entrega. Isso para mim é falta de responsabilidade.
Assim, não quero fazer mais do que posso em Mary Kay nem assumir o que não posso. Tenho como prioridade o 5+ 5 + 5. Cinco demonstrações por dia até as 5 da tarde nos cinco dias da semana. Como trabalho em outra atividade nem sempre isso é possível, tenho que fazer adaptações, mas sei até que ponto estou perto ou longe do objetivo. A segunda prioridade é investir em conhecimento. Tenho que saber sobre os produtos, sobre Maquiagem e sobre a carreira. Vou estudando isso à medida que posso. Admito fazer alguns encaixes e que deveria levar mais a sério essa questão. Então para poder estudar deixo a TV um pouco de lado, pois faço isso a noite e em alguns fins de semana. Claro que tento um equilíbrio, pois não posso dedicar-me apenas a Mary Kay nas minhas horas livres, portanto tento um equilíbrio.
O blog é maravilhoso, pois me ajuda a consolidar esse conhecimento. Não é minha prioridade fazer um blog, nem popularidade no blog. Meu objetivo com o blog é ajudar-me na prioridade do conhecimento. Estudo e compartilho aqui o que vou aprendendo. A carreira também engloba liderança, gestão de tempo, gestão financeira, empreendedorismo. Assim, escrevo textos rápidos, admito não ficar revisando. É mais uma forma de rascunho sobre o que vou concluindo e aprendendo. Serve para mim e se ajudar mais alguém ficarei feliz, pois sempre compartilhei meus conhecimentos. Lembro-me que sempre ajudei as colegas antes das provas. Eu estudava e compartilhava com elas tudo o que eu aprendia. E vejam só: eu era a maior beneficiada, pois aprendia mais ao fazer isso. Esse é o objetivo do blog. Na verdade, sei que quem mais aprende sou eu. E o bom é que minhas amigas gostavam das explicações antes das provas. Nós sempre nos reuníamos. Era um ganho coletivo. E não tenho motivos para guardar meus conhecimentos só para mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário