terça-feira, 30 de junho de 2015

Domain Cologne

Perfume masculino envolvente e refrescante, com um toque de lavada e a intensidade dos musgos de carvalho.

Melhor

Alexandre Saint-Leon da Ipsos Brasil destaca que é necessário um time melhor do que ele.

Eu não tinha experiência alguma com cosméticos.  No começo fui um tanto desajeitada e acho que ainda não estou tão bem quanto gostaria, entretanto acredito que encontro-me em processo de ser o que gostaria.  Então para mim é um privilégio ter iniciadas tão inteligentes e estrategistas. Eu aprendo a cada dia com elas.

Uma delas não acredita no seu potencial. Eu vejo uma excelente consultora.  Ela tem muita experiência, pois trabalha com cosméticos há algum tempo. Ela não sabe o quanto me ensinou desde que começamos a trabalhar juntas. Ela tem a experiência da realidade do negócio.  Ela é excelente, embora não acredite nela. Eu vejo o quanto ela tem a crescer e o grande potencial dela. E o que ela já possui é muito bom. Ela é melhor do que eu e isso é um privilégio.  Concordo plenamente que um time melhor que a gente faz nosso negócio crescer. Ela me fez crescer muito, desde que começamos a trabalhar juntas, vejo o quanto meu negócio melhorou. E ela nem percebe o quanto é boa.

Outra que se destaca é minha consultora estrela. Ela tem muita auto confiança,  também tem anos de experiência com cosméticos.  É excelente investidora e trabalha com números como ninguém.  Eu a admiro pela força.  É uma mulher forte e sabe a que veio. Muitas vezes melhor do que eu. Mais um grande privilégio. Acho que ela é uma grande estrategista. Aprendo muito com ela e sei que se não fosse pela minha primeira não teria chegado na segunda.  Ela foi minha inspiradora para conseguir essa segunda de destaque.

Ainda estou a busca de muitas pessoas melhores que eu. Sei que elas existem aos montes. Cada uma com sua característica,  cada uma com um ponto forte diferente.  E com certeza cada uma contribuiu de uma maneira que elas nem perceberam. Elas são grandes,  todas elas e eles, mesmo aqueles que não mencionei especificamente.  Uma homenagem minha a todas essas pessoas melhores que eu. Agradeço a Deus por vocês existirem e terem acrescentado tanto em minha vida.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Delineador líquido intenso para os olhos Mary Kay at play

Para quem é divertida e descolada. As cores são fáceis de combinar, sendo possível criar o Look ombre ou fazer duas linhas no delineado.  Alem disso, é possível misturar as cores, traçando uma linha sobre a outra.  As cores são intensas, temos o azul (blue my mind), dourado (gold metal), verde (the real teal) e violeta (hello violet).  É de fácil aplicação e cria linhas precisas de ponto a ponto.

Para aplicar, utilize primeiro a sombra. Depois trace a linha começando pelo canto externo em direção ao meio,  depois faça um traço no canto interno até unir as duas pontas no meio do olho. Para criar o Look ombre,  faça cada metade de uma cor.  Use a cor mais escura no canto externo. Por fim, finalize com a máscara de cilios. Essa produção colorida cria um Look bem jovem.


Coragem

Fazer sem medo de errar. Se errar, conserte e siga em frente. Esse é o conselho de Francisco Deusmar da Pague Menos.

Perfeito.  Acredito que o maior impedimento das pessoas é o medo. Medo de não dar certo,  medo de errar, medo da opinião alheia.

Assisti a um vídeo no You Tube do Diretor Nacional Tiago Avila. Gosto muito das idéias dele porque ele é bem realista.  Sobre a opinião alheia o que ele disse foi fantástico.  De qualquer maneira você será criticada.  Se não trabalha é porque é preguiçosa.  Se trabalha vão encontrar algum defeito também.  Concordo plenamente. Ninguem agrada a todos, portanto importar-se com a opinião alheia é um martírio constante. Devemos ter a coragem de sermos autênticos,  de buscarmos nossos objetivos, desde que eles não interfiram no bem estar alheio. Ele disse importar-se com o objetivo dele, não importa o que pensam. No início ele relutou em ser consultor, era personal trainner e nem se imaginava vendendo cosméticos,  porque nem sabia sobre cosméticos.  Precisou ter muita coragem.

Todos os autores que eu lia falavam sobre o medo e da importância de saber lidar com ele para obter resultados desejados. O que mais me marcou foi o livro Pai Pobre, Pai Rico.  Ele discorreu sobre o medo de uma forma que me tocou, pois nem percebia que deixava de realizar algumas coisas por medo. Precisamos deixar o medo ficar no nosso consciente. A medida que temos consciência do medo, podemos lutar contra ele. Se não temos consciência que nosso impedimento é o medo,  nós nem nos esforçamos para combate-lo.

E ser der errado? E se não for bem sucedido? Vou no conselho do Cerbasi. Também ele mostrou a importância da coragem para fazer investimentos. Se der errado, foi um investimento no conhecimento. Certos investimentos não são garantidos, por esse motivo a maioria das pessoas prefere a segurança da poupança com um retorno bem pequeno a investimentos um pouco mais ousados. A pessoa quer ficar numa zona de segurança,  pois o medo a paralisa.

Eu tenho vários medos,  como todos, mas pouco a pouco vou fazendo algo diferente do que fazia. Não tenho coragem de fazer certos investimentos, mas com certeza gostei desse investimento em Mary Kay.  Como disse Tiago Avila, baixo investimento com um bom retorno. Em Mary Kay investe - se mais em trabalho do que em dinheiro.  Então deve-se estar disposto. Eu creio então que a coragem para fazer esse investimento não é muita, mesmo assim admito que tive meus medos no início.  E olha que era pós leitura desses grandes autores. Pensei mesmo que se não desse certo, o investimento seria no meu conhecimento. Consegui até agora os dois e estou muito satisfeita. Ainda bem mesmo que não fiquei paralisada pelo medo, nem pela opinião alheia que achou um absurdo eu ter estudado tanto e vender cosmético.  Eu estudo mesmo e admito estar encantada com o plano de negócios da empresa. Será que não é exatamente por estudar muito que vi a grandiosidade do negócio?  Não sei, mas sei que também demandou muita coragem de Mary Kay Ash para fundar a empresa após aposentar - se.   E vejam como a empresa cresceu, se tornou uma multinacional que enriqueceu a vida de muitas mulheres. E se ela não tivesse tido coragem?

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Black Diamonds

Fragrância de essência floral para mulheres sofisticadas e elegantes.  A embalagem tem tampa em formato de diamante negro, e o corpo da embalagem apresenta um tom preto audacioso,  transmitindo mistério.  O perfumista francês Olivier Glotin,  expert com 33 anos de experiência,  inspirou-se na fragrância Pink Diamonds.  As notas são exóticas e sofisticadas,  com toque oriental e amadeirado no fundo.

As notas de topo começam com um frutal de pera e uma combinação de pimenta rosa e bergamota. As notas de corpo se desenvolvem com jasmim e pêssegos clinton, também há notas japonesas de pittsporum.  As notas de fundo trazem a sensualidade do musk junto com a madeira cashmere e sandalo.

Holistico

Flávio Rocha da Riachuelo preocupa-se com objetivo holístico,  global. Concordo que perdemos muito quando nos concentramos em apenas uma parte do negócio.  Devemos ter foco, mas ao mesmo tempo cuidar do todo. Parece muito difícil a princípio,  mas com organização conseguimos tudo.

Objetivo holístico lembra - me sistemas.  Considerar todas as partes que formam o sistema como fundamentais para o perfeito funcionamento.

Ontem falei sobre o negócio Mary Kay que não é só estar com clientes. Há muito além disso,  por isso que quando leio as carreiras de sucesso no site da Mary Kay vejo tantas Diretoras Nacionais narrando benefícios que tiveram que não se limitaram a ganhos financeiros. Quando a consultora percebe que os ganhos dela são ilimitados e que elas ganham no SER, não somente no TER, creio que ela chegou a entender a essência do negócio tal como foi idealizado por Mary Kay Ash.

Então não custa repetir, já que muitos estudiosos afirmam que aprendemos algo quando temos contato pela terceira vez. Abrindo um parênteses concordo plenamente,  quando eu era professora tentava explicar cada conceito pelo menos três vezes de três formas diferentes.  Quando estudei para o concurso tentei estudar cada tópico pelo menos três vezes de três formas diferentes. Assim, nosso negócio consiste em apresentar os produtos para as clientes, cuidar da parte financeira, cuidar da parte adminustrativa (nisso inclui agendamentos e organização em geral, inclusive estoque) e estudar sobre tudo isso, inclusive sobre produtos e qualquer outro assunto vinculado ao ramo. E lembramos que aprendemos sempre mais quando ensinamos, ganhamos mais quando doamos. E a cada aperfeiçoamento que temos nas outras áreas,  somos melhores consultoras para nossas clientes, pois essas partes que parecem não ser muito importantes é que contribuem para o nosso todo.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Belara Midnight

Trata-se de uma fragrância feminina, sensual e intensa.  É uma fragrância oriental cremosa pensada pelo perfumista Vincent Kuczinski.  O design do frasco tem a mesma identidade das outras embalagens Belara. Tem o formato acinturado da silhueta feminina.

As notas de topo tem frutos rosas, frutos selvagens e tropicalone (frutos doces). As notas de corpo compõe-se de peonia roxa,  jasmim egipcio e fava de baunilha negra.  As notas de fundo trazem âmbar doce,  madeira de sandalo cremosa e musk aveludado.

Disciplina

Escolhi a palavra disciplina de Ricardo Buckup da B2 Comunicação.  

Que seria das pessoas sem DISCIPLINA? Eu agradeço muito meus pais por terem me ensinado a ser disciplinada. Tínhamos tarefas de casa, escolares e brincadeiras, mas sabíamos em que ordem fazê-las.  TV também tinha horário certo. O senso de compromisso das pessoas disciplinadas é sempre maior. 

Ouvi nos eventos da Mary Kay que disciplina é fazer o que tem que ser feito, na hora em que tem que ser feito, mesmo sem vontade de fazer.  Nem sempre gostamos de tudo que envolve o negocio.  As vezes preferimos estar com clientes, mas não gostamos da parte dos estudos,  ou da parte financeira, ou da parte de organização de estoque.  Ou não gostamos de agendamento, de organização das atividades a serem feitas na semana, no mês,  no ano. Ou não gostamos de ter que frequentar reunião de unidade e eventos.  No entanto,  quem é disciplinado sabe que precisa fazer tudo isso se quer ter um negócio consistente.

Sempre ouvimos da importância do planejamento.  Podemos ter um planejamento maravilhoso, mas sem disciplina para seguir o planejamento é como se fosse uma perda tempo ter feito feito planejamento.  Eu sei o que quero no futuro. Não sou capaz de prever se vou conseguir ou não,  mas espero e ajo com a finalidade de conseguir.  Assim tenho meu planejamento semanal que vai ajudar para o objetivo de longo prazo. O que eu tenho de mais concreto é o que eu posso fazer agora com os recursos que eu tenho agora. Então é nisso que eu invisto. Sigo meu planejamento semanal à risca. Ocorrem imprevistos mas na medida do possível tento fazer as compensações.  Faça chuva, faça frio, esteja um pouco doente, esteja com preguiça,  não importa. Minha disciplina e certeza que quero cumprir o planejamento me fazem com que realmente cumpra.  Posso dizer que dificilmente não cumpro meu planejamento semanal. Disciplina eu tenho graças aos meus pais. E luto para conservar a disciplina que eles me ensinaram a ter.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Belara Eau de Parfum

Combinação de essências ultra chique para mulheres moderadas. As notas de topo compõem-se de figo San Joaquin,  boldo selvagem e flor de lotus opala.  Também é composto de essências de flor de Angélica da Índia,  sandalo e almíscar de algodão.

Qualidade

José Auriemo da JHSF Participações mostra que é necessário compromisso com a qualidade.  Ele menciona a necessidade de mudar os erros.

De fato, qualidade é essencial. Eu vejo como minhas clientes buscam qualidade e a maioria delas me diz que gosta de coisa boa. A Mary Kay entrega produto de qualidade,  quanto a isso não tenho preocupações e é exatamente por isso que eu escolhi a Mary Kay ao selecionar o produto que eu trabalharia. Eu mesma como cliente fiquei impressionada com a relação custo-qualidade.  Produtos com a mesma qualidade são cerca de três vezes o valor da Mary Kay. Tenho várias clientes que estavam acostumadas a usar produtos bem mais caros e chegaram a mesma conclusão que eu. Várias pessoas me oferecem outros produtos para eu acrescentar no meu portfólio. Elas dizem que já que eu ofereço Mary Kay poderia também oferecer outro produto. Talvez estejam certas, mas sempre penso que eu só ofereceria um produto que eu uso e aprovo.  Mesmo que o produto seja de excelente qualidade vejo dificuldades em oferecer algo que eu não use. Então a primeira premissa para oferecermos algo tem que ser gostar do produto,  ter a convicção acerca da qualidade.

A qualidade no atendimento também é importantíssima.  Isso admito ainda estar aprendendo e me esforçando para ter.  É por esse motivo que estou sempre estudando sobre a empresa,  sobre os produtos, sobre a carreira, sobre a fundadora da empresa.  Temos que ter esse compromisso de saber sobre os produtos. Temos que estar sempre nos atualizando e aprendendo. Talvez a qualidade no atendimento ainda não seja como esperado, mas sei que estou me esforçando,  fazendo meu máximo e que a cada dia acordo disposta a entregar uma versão melhor de mim mesma. Posso até falhar no meu propósito,  mas vou persistindo em melhorar para entregar sempre o melhor. Eu busco a qualidade e o fato de estar buscando já é bem melhor do que se eu estivesse acomodada achando que o que entrego em relação a atendimento já é o ótimo.  Sempre há espaço para melhoria. Por isso gosto de ouvir minhas clientes e suas demandas. Gosto de demonstrar os produtos e colher opiniões.  Tenho aprendido muito a cada vez que a cliente diz como foi o uso e como sentiu sua pele.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Batom líquido Mary Kay

Para quem gosta de acabamento semi-matte este batom é perfeito.  Além disso,  proporciona cobertura impecável de um batom com a facilidade de aplicação de um brilho para lábios.

Não é um produto muito conhecido, mas vale a pena experimentar mais essa variedade de batom.

Crença

A palavra de Fábio Barbosa do Grupo Abril é crença.  Ele aconselha a acreditar em suas causas e ser correto.

Eu concordo que o mais importante para as pessoas é aquilo que elas acreditam.  Nossa maior motivação é interna, consiste no que acreditamos. Muitas pessoas podem pensar que dinheiro motiva. Eu não acredito que isso seja verdade para todas as pessoas.  Acredito que a maioria, aquele que é consistente mesmo, faz por motivação interna, por crença. E geralmente acreditamos em algo correto. Eu sempre fui motivada pelas minhas crenças,  por mais que a pessoa tivesse posição de destaque,  se não estivesse correto,  eu não comprava a causa. Eu prefiro ser feliz a ter que fingir algo porque agrada alguém que tem poder.  Isto é,  prefiro sacrificar o fator vantagem seja lá qual for. Acreditar em minhas causas e ser correta para mim traz satisfação. E acho que muita gente deve pensar assim, embora nem sempre possa expressar seu pensamento. Que pena! Mas cada um sabe onde o calo aperta.

Mary Kay tem várias causas. Há várias instituições que são ajudadas pela empresa ao redor do mundo. Crianças,  mulheres com câncer,  mulheres que sofrem violência doméstica. Enfim, todos têm uma causa para defender e que de certa forma completa sua existência. Recentemente cortei meu cabelo e doei para uma instituição.  Fiquei feliz por poder ajudar alguém e seguir o legado de Mary Kay Ash, que nos aconselha a doar. Amo a causa dos animais abandonados e do meio ambiente. Faço o que posso para dar minha pequena contribuição. Simpatizo-me pela causa dos deficientes e também pelos que sofrem assédio moral.

Tenho paixão pela causa da melhoria da sociedade por meio da conscientização das pessoas e por outros meios também.  É o que me faz gostar da minha atividade principal. O dever da instituição para a qual trabalho é simplesmente maravilhoso. Acredito no que fazemos e tenho paixão pela nossa contribuição. Acredito nessa causa e por isso tenho superado tanta inconsistência.  A causa é maior do que as pessoas, creio que exceções,  que mais estão preocupadas com vaidade do que com o interesse público. Outra pena,  mas temos que seguir. Porque é para frente que devemos andar.


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Apontador duplo Mary Kay

Esse apontador serve tanto para lápis grossos como o lápis sombra e o lápis batom, como para lápis finos como o lápis de sobrancelha.

Ideal para quem tem esses lápis.  Eu uso muito, pois o lápis de sobrancelha é indispensável para mim e também uso lápis sombra todo dia.

O lápis sombra serve de lápis convencional,  delineador e como base para sombra.  Então imagina como eu aponto meus lápis.  Amo!!!

Prioridade

Decio Carbonari de Almeida enfatizou a PRIORIDADE.  Todos nós temos limitação de tempo, a maioria das pessoas me dizem não ter tempo, então tempo é algo precioso. E saber utiliza-lo diferencia aqueles que fazem muito em pouco tempo daqueles que não conseguem realizar muito.

Na verdade a questão aqui é aprender a utilizar o tempo. Cada um tem numa prioridade diferente, então não podemos dizer que a pessoa está utilizando seu tempo em algo inútil.  Tudo depende, então se é importante para a pessoa é tempo bem empregado. Importância não é algo imposto, cada um tem claro o que é importante para si e para conquistar seus objetivos.

Um exemplo da empresa Mary Kay. Nós temos a filosofia Deus, família e carreira nesta ordem de importância.  Então se realmente seguirmos a filosofia da empresa saberemos como priorizar. Entre a fé e um compromisso profissional, o que é mais importante?  A fé, então colocamos sem medo nossa fé em primeiro lugar. Cada um tem uma a fé diferente e isso deve ser respeitado. Eu sou super ocupada e sei que se deixar para depois não faço. Na minha lista de prioridades está a oração.  Todo dia é minha primeira atividade, antes mesmo do café da manhã.  Meu dia simplesmente não começa se eu não orar e não ler a Bíblia.  Se eu deixar para orar e ler a Bíblia quando tiver tempo, isso provavelmente não acontecerá, então o primeiro item da lista é Deus.  O que é prioritário não deve ser algo que você encaixa se não tiver tempo. Ele é feito e pronto. Depois você encaixa as outras atividades do dia.

Em segundo lugar a família.  Qualquer demanda feita pela minha família deve vir depois de Deus. Minha família é bem razoável,  jamais me fizeram uma demanda impossível,  então sei que não é simples encaixe quando der. Eu simplesmente faço por eles o que posso. Entes queridos tem que ser apreciados no momento presente, não é algo para depois. É a família que sempre nos apóia,  nos ouve, nos fortalece em momentos difíceis,  à minha família todo meu agradecimento.

Por último a carreira, mas ainda assim ela vem antes de outras atividades.  O que eu posso fazer pela carreira: Eu tenho uma lista de prioridades na carreira. Coloco pelo menos seis itens a ser cumpridos por dia e me esforço em cumprir. Nem sempre faço tudo, às vezes surgem emergências e tenho que encaixar algo inesperado, mas meu objetivo não é trabalhar com urgências.  É trabalhar com o que é importante é ter tudo organizado para que nada venha a ser emergência.  Não gosto de postergar e fazer tudo de última hora. Prefiro terminar com antecedência. Não gosto de assumir mais do que sou capaz de lidar, prefiro trabalhar com o que sou capaz de entregar e fazer isso bem feito. Muitas pessoas sabem que assumem coisas impossíveis e depois passam a dar mil desculpas pela não entrega. Isso para mim é falta de responsabilidade.

Assim, não quero fazer mais do que posso em Mary Kay nem assumir o que não posso.  Tenho como prioridade o 5+ 5 + 5. Cinco demonstrações por dia até as 5 da tarde nos cinco dias da semana. Como trabalho em outra atividade nem sempre isso é possível, tenho que fazer adaptações,  mas sei até que ponto estou perto ou longe do objetivo. A segunda prioridade é investir em conhecimento. Tenho que saber sobre os produtos,  sobre Maquiagem e sobre a carreira. Vou estudando isso à medida que posso.  Admito fazer alguns encaixes e que deveria levar mais a sério essa questão.  Então para poder estudar deixo a TV um pouco de lado, pois faço isso a noite e em alguns fins de semana.  Claro que tento um equilíbrio,  pois não posso dedicar-me apenas a Mary Kay nas minhas horas livres,  portanto tento um equilíbrio.

O blog é maravilhoso, pois me ajuda a consolidar esse conhecimento.  Não é minha prioridade fazer um blog, nem popularidade no blog. Meu objetivo com o blog é ajudar-me na prioridade do conhecimento.  Estudo e compartilho aqui o que vou aprendendo. A carreira também engloba liderança,  gestão de tempo, gestão financeira, empreendedorismo.  Assim, escrevo textos rápidos,  admito não ficar revisando. É mais uma forma de rascunho sobre o que vou concluindo e aprendendo. Serve para mim e se ajudar mais alguém ficarei feliz, pois sempre compartilhei meus conhecimentos. Lembro-me que sempre ajudei as colegas antes das provas. Eu estudava e compartilhava com elas tudo o que eu aprendia. E vejam só: eu era a maior beneficiada,  pois aprendia mais ao fazer isso.  Esse é o objetivo do blog. Na verdade, sei que quem mais aprende sou eu. E o bom é que minhas amigas gostavam das explicações antes das provas.  Nós sempre nos reuníamos.   Era um ganho coletivo. E não tenho motivos para guardar meus conhecimentos só para mim.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Aplicadores para sombra Mary Kay

Além dos pincéis convencionais, a Mary Kay conta com aplicadores para o estojo compacto.  Eles são pequenos,  por isso cabem em qualquer necessaire e facilitam muito no dia a dia.

O pincel com ponta de esponja serve para aplicar as cores de sombra média e iluminadora.  O pincel com cerdas é utilizado para aplicar a sombra escura.

São ótimas opções e o preço é realmente baixo.

Aprendizado

A palavra de Cristiano Kok da Engevix Engenharia é Aprendizado.  O aprendizado tem que ser contínuo.  A pessoa que acha que não deve mais aprender fica desatualizada,  pois existem modificações constantes e devemos estar atentos para as novas formas de conceber o mundo.  Além disso, nós nunca sabemos o suficiente, sempre há algo a mais a conhecer e é isso que fará o diferencial.

Dentre tantas escolhas que temos,   todos escolhemos aquelas que apresentam algo a mais, que tem um diferencial. Assim também deve ser o líder e as pessoas que o cercam. Devem investir em conhecimento porque aquele que tem o melhor conhecimento também é capacitado para fazer as melhores escolhas.

Em Mary Kay acredito que o aprendizado continuo é fundamental. Não podemos achar que somos apenas vendedoras de catálogo ou alguém que mostra uma pronta entrega para o cliente escolher. É preciso agregar valor para o cliente.  Certo é que ele que tomará a decisão final e nada deve ser imposto, mas o quanto mais conhecemos melhor podemos orientar o cliente a fazer uma escolha que atende a suas necessidades. Cada um tem uma necessidade diferente e poder ajudar a pessoa a resolver seus problemas não tem preço.  Sem conhecimento não tem como orientar.  E os produtos são maravilhosos, mas se a escolha não for bem feita e o produto não for usado de maneira adequada será um desperdício. Por isso, cabe a nós a orientação de como usar cada um dos produtos que o cliente adquire para que ele obtenha o melhor desempenho.

Conhecimento sobre a carreira é igualmente importante. Devemos saber orientar quem quer iniciar o negócio para que a pessoa saiba exatamente quais os benefícios que terão.  Ainda, temos que orientar que nada é fácil,  é preciso uma dose de trabalho e cada um obterá seus ganhos de acordo com a dedicação. Claro que é possível otimizar os processos,  pois sabemos que nem sempre as horas dedicadas iguala a mais ganho. Existe a questão da eficácia.  Tem muita gente que consegue muito em menos tempo, mas ninguém consegue ser eficaz e otimizar seu tempo sem conhecimento. Por isso a importância da orientação de quem faz o trabalho, sabe como é o dia a dia e já passou por situações semelhantes a da pessoa que está iniciando.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Delineador líquido em caneta

A Mary Kay lançou o delineador líquido em caneta.  Agora ficou muito mais prático delinear, principalmente para as pessoas que tem mais dificuldade, pois tem a facilidade de um lápis com a intensidade de um delineador líquido.

Ele tem secagem rápida e ótimo fluxo de cor. É resistente a água,  a ponta é ultramacia,  desliza sem repuxar, tem longa duração,  cria cílios com aparência mais volumosa, não sai facilmente, sem perfume, adequado para usuários de lente de contato e é testado por oftalmologistas.

Enfim, um produto muito prático,  inclusive para carregar na bolsa.

Superação

A palavra escolhida de Cledorvino Belini da Fiat Chrysler é Superação.  Na verdade superação de limites. Ele destaca que bons líderes sabem construir o melhor time, ajudando as pessoas a superar o limite e descobrir novas formas de fazer as coisas.

Todos nós temos uma limitação.  Eu tenho várias e gosto do desafio de procurar essa limitação,  aceitá-la e trabalhar para superar isso.  Já disse que gosto de desafios, gosto de encontrar um limite e trabalhar para supera - lo.  Não é uma questão de disputa com terceiros, é uma disputa comigo mesma. Não preciso olhar para terceiros a não ser para aqueles que me causam admiração e em quem posso me inspirar.  Dessas pessoas eu gosto de saber, principalmente como pensam. Já foi dito que você é justamente aquilo que pensa, portanto se tenho admiração por alguém,  gosto de saber como essa pessoa pensa. Acho que o maior tesouro de uma pessoa são seus pensamentos pois isso transmite o que ela é.  E a maior beleza de alguém também está no modo como pensa. Por isso que estou fazendo estas postagens sobre grandes líderes.  Não sei nada sobre eles a não ser o que li na reportagem, portanto limito - me ao que disseram.

Mary Kay possibilita a construção de um time. As pessoas que se interessam pela carreira podem se inscrever como consultoras. O papel da iniciadora é auxiliar suas iniciadas e iniciados a serem os melhores consultores possível.  Mary Kay tem me ajudado a superar limites. Ainda falta muito, bem sei, mas comemoro cada pequeno progresso. E que bênção poder ajudar pessoas a também superar seus limites, a crescer com a carreira e ainda mais ganhar uma renda extra com isso.

Eu sinto que estou descobrindo novas formas de fazer as coisas e tenho ajudado meus iniciados como posso. Ainda bem que isso também foi previsto pelo fundadora da empresa, pois cabe a Diretora instruir os iniciados do time todo. É um trabalho conjunto em que todos contribuem. E claro, minhas iniciadas tem me ensinado muito. Estou gostando bastante dessa experiência, em que todos contribuem com conhecimentos e experiências.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Constância

Carlos Fernando Siqueira Castro da Siqueira Castro Advogados mostra a importância da constância.  Ser constante é muito importante em um empreendimento. Há altos e baixos em tudo na vida, entretanto aqueles que se mantém constantes na caminhada rumo ao seu objetivo não são afetados facilmente por circunstâncias externas porque estão olhando para seu objetivo e sabem onde querem chegar, com a ciência de que terão alegrias e obstáculos.

Em Mary Kay estou seguindo rumo ao meu alvo de maneira constante,  pouco a pouco obtenho novas conquistas, pouco a pouco vou consolidando meu negócio.  Entendo que temos que passar por fases e elas são muito importantes para construir algo sólido.  Vou fazendo meu negócio de maneira constante e tranquila, sem atropelos,  porém acredito firmemente que a cada dia obtenho mais conhecimento. Posso imaginar minha carreira como uma reta ascendente em termos de conhecimento, a cada dia acumulo mais conhecimento. Isso é o que posso controlar então é onde invisto diariamente. Minha Diretora e outras pessoas tem dito que viram uma mudança na minha personalidade, fiquei menos tímida,  mais confiante, segundo elas,  então creio que minhas habilidades tem aumentado de forma constante. Clientes têm  dito que minha pele está muito mais bonita do que quando me conheceram no início e que aperfeiçoei minha forma de maquiar. Não fiz nada rapidamente, tudo foi ocorrendo aos poucos de forma constante.

Assim, a constância nos faz crescer. É uma reta ascendente que pode nos levar a lugares que nem imaginamos ou que nem pensávamos chegar com nossos pequenos mas eficientes passos.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Tudo posso naquele que me fortalece

"Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.  Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias,  já tenho experiência,  tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;  tudo posso naquele que me fortalece". Filipenses 11:13

Paulo passou por várias circunstâncias e sempre esteve firme aos preceitos do Senhor. Ele estava contente não importava a circunstância,  pois a alegria dele não dependia de fatos externos, estava no Senhor.

Que bela lição a todos nós.  Nossa felicidade é estar no Senhor. Assim deve ser o empresário,  momentos de altos e baixos sempre ocorrerão e mesmo assim deve estar contente, com fé em Deus.

Paulo teve uma rica experiência,  ter estado em ambos os pólos nos faz mais fortes. Eu me sinto feliz por ter tido várias experiências e agradeço  Deus por todas suas bênçãos.  Por vezes as bênçãos de Deus são maiores do que merecemos, por isso damos Glória a Deus. E quando passamos por desafios ainda assim damos Glória a Deus. Ele não nos abandona no desafio. Ele nos fortalece e passamos intactos porque com Ele tudo podemos.  Não somos nós os capazes, Deus é que nos capacita. Ouvi certa vez que Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos.  Então,  creia que Ele está te capacitando porque Ele te escolheu dentre muitos. Eu creio, pois da pouca capacitação que tinha,  Deus foi me lapidando.  Sei que preciso melhorar muito, entretanto creio que se é obra de Deus, Ele me capacitará para tal.

Mary Kay Ash passou igualmente pelos dois pólos.  Desde criança cuidava da casa enquanto sua mãe trabalhava e cuidava do pai doente, inclusive preparando refeições.  Deus a capacitou de tal maneira que construiu uma empresa multinacional. Ela não imaginava o que seria sua empresa, mas era obra de Deus na sua vida. Certa vez o pastor da Igreja Batista de Dalas pediu para que ela intercedesse para conseguir fundos para a construção de um anexo para escola dominical. Ela havia sido professora de escola dominical e sabia da importância da educação das crianças na vida cristã.  Ela orou a Deus e Ele a orientou a lançar um desafio à Igreja, portanto ela disse aos irmãos irmãos que tudo que fosse doado a Igreja ela também doaria o mesmo valor. Os valores estavam sendo baixos nas semanas anteriores portanto ela achava que teria o valor para cobrir. No entanto, sua palavra tocou os irmãos de tal maneira que a doação foi tão grande que ela teve que pedir empréstimo ao banco, pois sua renda estava toda aplicada. Deus foi tão fiel a ela que até uma aplicação que ela havia feito e se esquecido rendeu de tal forma que também cobriu o que ela doou a igreja. Ela é um exemplo que podemos tudo naquele que nos fortalece.

RH

Tânia Consentino,  da Schneider Eletric,  ensina que os líderes devem saber alocar seus recursos humanos. A pessoa certa, no lugar certo, sabendo onde quer ir.

Deve ser muito difícil liderar, pois existem talentos que nem imaginamos. Quem lida com pessoas deve observar seu grupo e decidir como melhor utilizar as qualidades de cada um. Uma pessoa que não se dá bem com uma atividade,  pode muito bem fazer outra atividade com excelência. Existem pessoas certas para cada atividade. Forçar a natureza do funcionário muitas vezes pode não ser bom quando facilmente pode estar fazendo outra atividade.

O motivo da infelicidade de muitos pode estar nessa falta de habilidade dos líderes de tirar o melhor das qualidades deles.

Em Mary Kay não existe um tipo de personalidade certo para ser consultora.  Mas com certeza a pessoa certa no lugar certo sempre funciona. Tem consultoras que tem mais habilidade para trabalhar com sessões e anfitriãs,  outras preferem vendas no caminho, outras preferem vendas na linha, outras preferem vendas no show, outras usam mais catálogos.  Outras inovaram e estão trabalhando de  outras formas, no entanto só inviabiliza o trabalho se a pessoa realmente não tem aptidão alguma.

O lugar certo também depende como cada uma se sente mais confortável.  O trabalho é bem flexível.

Saber onde quer ir é importantíssimo.  Tenha a meta e o plano de execução e tudo será maravilhoso. Por isso que também algumas são Diretoras,  outras são excelentes consultoras, outras fazem parcialmente. Isso depende bastante da meta de cada uma, o que cada uma decidiu como ponto de chegada. Os Diretores dizem que no pacote inicial tem tudo. Lembro de um vídeo em que o Diretor dizia que na bolsa tinha uma carreira de sucesso como a dele, muitas vendas, viagens, jóias,  reconhecimentos,  cabe a cada um "retirar" o máximo que a empresa tem a oferecer. Será que é para todas?  Em tese sim, pois existem regras definidas para conseguir cada uma das conquistas, portanto qualquer que estiver disposto pode conseguir. Em realidade,  tem que trabalhar duro. Tem que ser a pessoa certa, tem que encontrar o lugar certo e tem que ter meta bem definida. E como ser a pessoa certa? Acredito que parte é herdado, outra parte é habilidade e habilidade se adquire em teoria e principalmente prática.  Quem não começa por erro de não ser bem sucedido jamais vai adquirir prática e sem prática não existirá desenvolvimento de habilidade.  O lugar certo também se aprende por experiência.  Planejamento e saber onde quer chegar é decisão de cada um.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Criatividade

Luiza Helena Trajano da Magazine Luiza destaca a criatividade. Bons líderes usam a criatividade. O atendimento ao cliente deve ser o melhor possível e as pessoas que conseguem pensar em formas criativas de proporcionar o melhor ao cliente se destacam perante uma maioria que só visa lucro.

Eu nunca fui muito criativa,  embora sempre gostei de artesanato e de atuar em diversas áreas,  o que segundo alguns autores desenvolve a criatividade. No entanto, tenho apoio dessas maravilhosas pessoas que são colaboradores. Todas essas pessoas são melhores do que eu em algum aspecto é isso é ótimo, pois interagir com pessoas melhores do que eu me proporciona uma experiência maravilhosa. Nem todas tiveram educação formal, são sábias por natureza e por experiência.  E como são criativas, e como pensam em soluções que eu jamais tinha imaginado... Gostaria muito de agradecer a essas grandes pessoas por toda a contribuição nessa área em que sou deficiente.

Tive a idéia de fazer um sorteio entre os meus clientes. Todos preenchem um cupom e concorrem a algum mimo. Já pude contribuir para a alegria de muitas pessoas e isso para mim é muito bom. Recebi a idéia de dar bônus aos clientes. Assim, na segunda compra, todos meus clientes ganham desconto sobre a compra anterior. Recebi a idéia de lembrar do aniversário do cliente,  assim meus clientes tem recebido algum mimo e também descontos especiais no mês de aniversário.  Recebi várias outras idéias que fui incorporando na minha prática e que visam proporcionar valor ao cliente,  para que ele possa ter lucro também.  Afinal, aprendi que a melhor negociação é o ganha- ganha,  onde todos saem ganhando.

 A doação é muito importante, uns acham que o peeling de cristal ou a aula de auto Maquiagem são pagos. Claro que não.  Proporcionamos divisão de nossos conhecimentos e partilhamos nossos produtos. Não foi minha ideia,  é a maneira como  a empresa trabalha. Acredito que Mary Kay Ash foi criativa ao pensar nas diretrizes do negócio. A idéia da anfitriã também é ótima.  Indicações trazem lucro para quem indica.  Elas ganham descontos ou até mesmo produtos. Que tudo!!!!

terça-feira, 9 de junho de 2015

Conquistas em Mary Kay

Tenho falado de líderes e em todas minhas pesquisas sobre empreendedorismo vejo que é necessário ter um mentor. Alguém que já passou pelo que estamos passando e que pode nos aconselhar. Em Mary Kay a relação com o mentor é muito boa. Nossa iniciadora e nossa Diretora são nossas mentoras. No meu caso, tinha uma Diretora e uma iniciadora.  Rapidamente minha iniciadora conquistou o posto de Diretora e passou a ser minha Diretora também.  Competição?  Uma tirou o lugar da outra? Nada disso, o plano de negócio é muito bom para permitir um disparate desses. Ambas são Diretoras. Existe espaço para crescimento de todas que preenchem o requisito. E o melhor ainda está por vir. A antiga Diretora não torce contra a formação de outras Diretoras. Não existe este tipo de pensamento mesquinho. Quanto mais Diretoras ela forma, mais degraus ela galga rumo ao Diretorado Nacional, isto é,  melhor para ela. Ela perde momentaneamente em termos de recursos financeiros, entretanto ganha  mais quando se tornar Diretora Nacional, pois realmente ser Diretora Nacional confere não somente status,  como também rendimentos de altos executivos.

Então foi assim a conquista da minha iniciadora.  Em uns oito meses conseguiu o Diretorado, que foi no começo deste ano. Em maio já conquistou a viagem para Dallas e creio que breve estarei dando a notícia que conquistou o carro rosa. Ela é muito dedicada e comprometida com as metas dela.

Eu já não me dedico muito. De uma a duas horas por dia. Não tenho pressa e prefiro conquistar aos poucos e sem pressa, pois tenho outra atividade e encaro MK como segunda atividade. Mesmo assim já fui consultora estrela.  Iniciei uma pessoa que está firme e conquistou a estrela no primeiro mês.  Também iniciei um consultor que se tornou estrela no primeiro trimestre de Mary Kay. As conquistas acontecem inevitavelmente,  mesmo que a dedicação seja pouca. Outras consultoras resolveram fazer o negócio de forma mais tranquila. Assim é que se faz um negócio independente, cada um no seu ritmo e conquistando na medida da sua dedicação.  Desde que conheci o plano de negócios da Mary Kay não paro de acha - lo inteligente, resolvendo vários problemas que temos nas estruturas mais convencionais.


Flexibilidade

Antônio Rubens Silvino da Liquigas enfatizou a flexibilidade. De fato, um grande líder é flexível e não é dono da verdade. Aqueles que acham que apenas seu ponto de vista deve ser considerado não é um líder, é um ditador.

Ele mostra que o foco deve ser no cliente.  Eu também considero fundamental ouvir as necessidades do cliente e ser flexível ante as colocações dos clientes. É muito mais fácil admitir a possibilidade de erro, pois se no final ficar provado que você estava enganada, não será constrangedor e facilmente se dissolverá o mal entendido. Por outro lado,  se a pessoa for inflexível,  não ouvir seu interlocutor porque tem certeza que o outro não tem razão,  ficará numa situação extremamente constrangedora quando se provar enganado. Vi muitas pessoas que insistiram até mesmo depois de se provar errado, teve que se amontoar em mentiras e armações para se provar certo. Isso é pior ainda para o inflexível.  Mais uma prova do quanto é um mau líder. Totalmente despreparado para assumir a responsabilidade de liderar pessoas.

Então meus cumprimentos e admiração a todos os líderes flexíveis.  A todas as pessoas flexíveis que tem a capacidade de ver de maneira ampla. Eles têm a visão do quadro geral e não apenas de um pedaço,  que é onde a vista deles pode alcançar.  Eles sabem que há muito além do que ele pode ver. E por esse motivo tem a capacidade de realmente OUVIR e reconsiderar.



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Desafio

A palavra escolhida do líder Antônio Roberto Cortes da Volkswagen é DESAFIO. Acredito que os melhores líderes não se acomodam com o que é fácil e confortável.  Eles encaram os desafios, não se incomodam em sair da área de conforto.

Na verdade me incomoda estar na zona de conforto. Gosto de algo que exige um pouco a mais de mim, que seja um pouco difícil. Deve ser por isso que sempre procuro algo novo para aprender.  Ainda tenho uma lista enorme do que quero aprender, não tenho pressa, mas gostaria de me dedicar a outras atividades além das que já são parte da minha vida. Trabalho por prioridades e coloco na frente aquelas que mais me motivam.

Vamos aos desafios, porque a vida tem mais emoção quando existe algo que nos desafia.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Quais suas pegadas no planeta?

Hoje é dia do meio ambiente. Dia para pensarmos sobre nossa contribuição para um meio ambiente mais saudável.  Pode parecer que nossa contribuição é muito pequena, no entanto quanto mais pessoas conscientizadas, mais podemos contribuir. Um centavo é muito pouco,  mas milhões de centavos já fazem uma grande diferença.  Nesses pequenos detalhes os bancos se enriquecem com taxas que parecem tão pequenas. Que pequenos detalhes podemos fazer pelo meio ambiente que podem enriquecer nosso planeta?

Quanto de eletricidade gastamos sem ao menos necessitar?  Apagamos as luzes quando não estamos nos ambientes? Deixamos o ar condicionado ligado sem necessidade? Deixamos a TV ligada sem necessidade? Usamos elevador sem necessidade? Enfim, como fazemos uso da eletricidade?

Quanto gastamos de água?  Mantemos a torneira ligada enquanto escovamos os dentes, nos barbeamos,  ensaboamos durante o banho, lavamos louça?  Aproveitamos a água da maquina de lavar? Enfim, de que outras maneiras podemos economizar água?

Qual a quantidade de lixo que produzimos diariamente?  Pegamos sacolas plásticas em mercado sem necessidade para descartá-las em seguida? Fazemos uso de produtos que vem embalados em isopor ou potes plásticos sem necessidade? Fazemos reuso de materiais? Reciclamos materiais?  Reaproveitamos folhas para rascunhos? Enfim, como Fazer um melhor uso do que temos para não produzirmos tanto lixo?

Quanto combustível temos gastado? Estamos usando automóvel sem necessidade quando poderíamos ir à pé?  Estamos utilizando transporte público?   Enfim, há outras maneiras de repensarmos nosso uso dos recursos naturais e hoje é um bom dia para faze-lo.

A Mary Kay tem a linha Botanical Effects que não somente é composto de produtos naturais, mas também recicla e as embalagens e são produzidas com menos plástico que as embalagens usuais. Todas as empresas deveriam repensar o uso dos recursos naturais. Que hoje seja um dia de reflexão.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Foco

A palavra escolhida por mim de Antônio Carlos Pipponzi da  Raia Drogasil é FOCO. Quem não sabe onde quer chegar qualquer lugar serve, então a probabilidade de desviar - se do quer é enorme.

Dessa forma, se há foco a pessoa caminha em direção ao seu foco, sem desviar-se seguindo o que não é importante. Importância e prioridade são muito variáveis,  mas como cada pessoa escolhe seu foco, ela saberá exatamente qual é a prioridade dela. Assim, prioridade é escolha, não é imposição.

Por exemplo, eu tenho duas atividades. Para cada uma, sei o que é prioritário.  Não podemos misturar as atividades. Para cada uma tenho um foco diferente. Para cada foco, tento dar o meu melhor. Não adianta eu estar em dez atividades diferentes e não terminar nenhuma ou fazer todas de qualquer forma. Prefiro escolher poucas e fazer muito bem.

Em Mary Kay tenho foco. Sei que preciso demonstrar o máximo possível.  Então quanto mais pessoas conhecem o produto, mais terei propaganda boca a boca. Não poucas vezes eu fiz vendas porque as pessoas têm amigas que usam Mary Kay e sabem da qualidade do produto.  Pessoas que participam da demonstração se encantam, nosso produto fideliza por ter a relação custo benefício.  As pessoas querem ser consultoras depois que conhecem os produtos. Então demonstração é tudo no negocio. Meu foco é demonstração,  todo o resto é consequência.  Depois de demonstrar foco em fidelizar a cliente, pois geralmente quem usa fideliza no produto, não necessariamente na consultora. Para as pessoas que decidem ser consultoras, meu foco é ajudá-las a crescer no negocio, a ser o melhor que elas puderem ser e a ajudá-las no que elas precisarem. Entre fazer uma venda e atender uma cliente ou atender uma consultora, eu atendo a consultora. Claro que também pesa a prioridade e a urgência,  pois têm clientes que pedem urgência absoluta. Então atendo as urgências. Não se deixa uma cliente sem base matte anti idade, mesmo no meio da maior chuva atendo a cliente que tem urgência, porque precisa realmente do produto.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Grandes líderes

Devemos nos inspirar nos melhores exemplos. Assim, tenho por hábito conhecer o que pensam os grandes líderes para poder ter um bom exemplo a seguir.  Claro que é difícil,  no dia a dia muitas vezes sentimos que não vamos conseguir, no entanto é bom ter um parâmetro.  Mesmo que a gente não consiga, podemos olhar como podemos melhorar e ter a humildade de ver que a vida é um contínuo aprendizado,  que não estamos prontos, sempre haverá alguém em quem podemos nos inspirar, ou seja, não temos limites, podemos sempre melhorar.

Já faz um tempo que li um livro de César Sousa e realmente gostei de suas ideias.  Ele pratica a clientevidade,  isto é,  o cliente é o centro de nossas atividades.

César Souza é um consultor focado em problemas de liderança do século 21. A revista HSM Management solicitou que ele selecionasse 100 líderes brasileiros voltados para o futuro. A edição é de outubro de 2013 mas tenho certeza que as lições desses líderes continuam atuais e temos muito a aprender com eles.

Não vou comentar dos pensamentos de todos, pois muitas idéias se repetiram. Selecionei apenas palavras chave e as reflexões que seguem a partir dessas palavras chave são minhas. Acho que vale a pena eu rever esse material e a sabedoria dessas pessoas. Quero deixar claro que em primeiro lugar minhas reflexões servem para mim. Eu amo que haja idéias contrárias,  pois é assim que se dá o crescimento.  Já dizia meu professor de administração de empresas na FATEC que a unanimidade é burra. Eu concordo, pois onde existe a unanimidade não existe lugar para questionamentos nem para crescimento.  Eu agradeço às pessoas que discordam e assim me fazem crescer. Eu as admiro pela coragem de expor suas ideias, que são sempre bem vindas.

O primeiro da lista é Alexandre Carlucci,  da Natura (concorrente da MK... mas a ideia é muito boa).  A palavra chave que eu selecionei foi interdependência,  todos são importantes. Em Mary Kay sinto o mesmo. Agradeço muito a todos meus colaboradores e familiares pois fiz 10 meses de MK e esse mês as vendas foram quase iguais ao do Natal. Surpreendeu-me por causa da crise. Eu dependi muito desses queridos colaboradores,  pois sem eles o resultado não teria sido o mesmo. Dependemos mesmo de um grupo para ter bons resultados. Obrigada a todos.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Heartfelt for her

Fragrância floral floral.  Encaixa com a versão masculina e forma um coração. A designer Jenny DeMarco deu destaque as tampas dos perfumes, com cores vibrantes e complementares.  O perfumista Hernan Figoli, brasileiro de São Paulo, inspirou-se na mulher romântica da América Latina.

As notas de topo compõem-se de bergamota italiana,  groselha vermelha e frutas aquosas. As notas de corpo são de violeta, rosa da Bulgária,  ylang-ylang e muguet. As notas de fundo trazem âmbar,  musk, sandalo australiano sustentável e baunilha.

As clientes têm gostado muito.  Eu também aprovei. Excelente opcao para o dia dos namorados, pois t

Você é forte

Finalmente algumas pessoas desistem por ter dó de si mesmas. Ao invés disso, troquemos essa pena por um sentimento que somos fortes, que não podemos ter comiseração de nós mesmos. Temos que ter forças para lutar apesar de... Não importa o que sejam essas reticências.  Temos que parar de ter pena de nós mesmos e trocar essa pena por ação.

Assim é que podemos mudar nossas vidas e deixar de reclamar para passar a ações que nos levem a solucionar as questões que causam nossas reclamações.  Sonhar é bom, agir é fazer com que esse sonho se torne realidade.  Reclamar não é bom, ainda assim agir é que fará com que deixemos nossas reclamações. Então a única solução é ação.  Sem dúvida nenhuma.  Quem age tem resultados totalmente diferentes de quem reclama ou de quem só sonha.

Não tenha pena de você,  você não merece pena. Merece ser visto como alguém batalhador,  como um verdadeiro guerreiro que sempre agiu com ética em busca do que almejava, apesar dos pesares. Acredito que todos gostariam de ser vistos como um guerreiro, não como um pobre coitado. Eu prefiro ser vista como uma batalhadora, que apesar de tudo que possa ter acontecido lutou com o que tinha: estudou, trabalhou,  se esforçou,  nunca precisou depender da comiseração dos outros para vencer, nunca precisou agir sem ética,  usou sempre a verdade apesar de não agradar a todos.

E para terminar essas reflexões sobre desistência quero reforçar que todas as reflexões serviram primeiramente para mim. Quem não se desanima? Quem não precisa ouvir um reforço para continuar? Quem não se decepciona?  Todos somos assim e tenho uma frase que vejo todos os dias: "Você não chegou até aqui para desistir de tudo, né?" Eu a leio todos os dias.  Eu reflito sobre ela todos os dias e por mais que não acreditem essa frase me dá forças para continuar quando bate aquele desânimo tão comum nas pessoas. Ah, e para terminar de vez essas reflexões quero deixar um pensamento que li: devemos saber a hora certa de parar. Nada é definitivo, tem horas em que parar é o mais indicado. Parece uma contradição,  mas nem tudo mesmo vale a pena nosso esforço,  devemos analisar bem a situação e também saber quando parar.