"Uma relação de interdependência é saudável, porque as duas partes têm consciência de seus papéis e sabem no que, quando e como afetam positiva e negativamente a outra parte. Uma pessoa com postura interdependente admite, com naturalidade, quando depende de alguém, assim como assume sua independência, sem nunca perder de vista o todo e as partes com quem convive... enfim, ser interdependente é assumir com humildade a dependência ou independência e aceitar a mesma coisa no outro, ou seja, um dependendo do outro e influenciando os seus objetivos de forma recíproca." Seja assertivo! Vera Martins
Ser assertivo é respeitar o outro e a sua independência ao mesmo tempo que também aceita sua dependência. Cada um tem um papel diferente e temos que aceitar esses diferentes papéis. Não é necessário que todos assumam os mesmos papéis. Seria até um caos se assim fosse.
Assim, dependemos do outro o tempo todo. Não há problema algum nisso, isso nos faz ampliar muito nosso mundo. Não precisamos ser independentes o tempo todo. Mesmo pessoas em funções de chefia não precisam ser autoritários para serem assertivos. Em parte, são independentes para tomar certas decisões e isso contribui para a ordem. Em parte, são dependentes do outro, para que tudo seja executado, afinal não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo e é necessário delegar.
Esse equilíbrio entre dependência e independência mostra força. Muitas pessoas autoritárias acreditam que a força encontra-se no não depender de ninguém. Os verdadeiramente fortes tem esse dom de equilibrar e ser interdependentes.
E pessoas assertivas são admiráveis. Pessoas interdependentes são admiráveis. Estamos nesse mundo de passagem e nessa minha passagem tenho encontrado pessoas admiráveis. Que bom que é assim. Com elas aprendemos muito e também podemos depender dessas pessoas admiráveis.
Ser assertivo não é estar certo, é assumir nossa interdependência. É essa abertura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário