"O tipo de perdão do qual estamos falando se chama tolerância e aceitação da imperfeição humana. Esse perdão ajuda você a conviver com a diversidade humana, atenuando aquela rigidez de pensamento que busca adequar as pessoas aos seus padrões 'normais' de comportamento. O perdão permite o diálogo com assertividade, e os dois lados afirmam suas posições sem anular o outro. A beleza humana em promover o encontro a partir do confronto baseado no princípio da cooperação, e não no princípio do conflito." Seja assertivo! Vera Martins
A autora insiste no perdão como forma de buscar a cooperação. Todos os seres humanos são imperfeitos. Alguns falam muito, outros falam pouco, alguns são mais discretos, outros mais extrovertidos. Todos cometem erros. Todos têm defeitos e qualidades. Quando focamos nos defeitos, somos intolerantes a não aceitamos a imperfeição humana. Quando focamos nas qualidades, podemos ver o quanto podemos nos complementar com o outro.
Quais são padrões normais de comportamento? Fazendo o link com a reflexão sobre o livro dos tímidos, geralmente estamos nos padrões anormais de comportamento. E quem tem a rigidez de pensamento não consegue aceitar o outro como ele é. Não encaro o tímido como defeituoso. O que tenho feito é encontrar maneiras assertivas de mostrar o quanto temos a contribuir para a sociedade. Que não existe uma relação antagônica, mas uma relação complementar. Tímidos e extrovertidos não precisam estar em conflito, ambos podem firmar seus lados, suas posições com assertividade. Ambos contribuem. Não há porque brigar. Há como usar bem as qualidades de cada um.
Tenho visto muito na sociedade a necessidade de anular o introvertido. E insisto em sermos assertivos. Insisto em mostrarmos nossas qualidades e em mostrar que não é um defeito, mas uma grande qualidade dependendo do que é necessário ser feito.
Assim, a sociedade não precisa confrontar o introvertido, ela pode enxergar como ele pode cooperar.
A mesma reflexão poderia ser feita para outras características humanas. Estou reforçando o introvertido porque um dos objetivos do Blog é lutar contra o assédio. E muitos introvertidos são confrontados, não aceitos e não compreendidos. Sendo que eles tem muito a cooperar. Basta enxergar a cooperação do introvertido, não o confronto com o introvertido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário