"O confronto de pensamentos, sentimentos e desejos é inevitável para usufruir o gosto do encontro. É como se nossa mente, entendiada e imersa na solidão dos próprios pensamentos, buscasse a presença dos pensamentos do outro, por meio do diálogo. Isso é compartilhar nossas semelhanças e diferenças, de tal forma que, na separação, os dois lados já não estão mais a sós e, mesmo distantes, cada um é cada um, mas os dois têm um pedaço do outro, e o resultado é a ampliação dos conhecimentos e experiências de vida." Seja assertivo! Vera Martins
O assertivo deve estar aberto ao confronto de pensamentos. Está tudo certo dialogar com o outro, estar aberto a ouvir o outro.
Sempre há diferenças e semelhanças. Tendemos achar as diferenças ruins quando na verdade há uma complementação. Abertura é aceitar um pedaço do outro. Abertura é juntar os pedaços. Ficamos maiores e melhores a partir do momento que as diferenças nos ampliam, não nos separam.
E o assertivo é alguém aberto a aceitar esses pedaços do outro que o tornará maior.
O confronto de pensamentos não é para brigar, mas para ampliar. Se começarmos a ver o confronto de pensamentos como algo positivo, não como uma briga de egos, começamos a crescer com cada confronto. E o assertivo busca o confronto de forma harmoniosa. Apenas para entender, apenas para ampliar seu mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário