terça-feira, 18 de setembro de 2018

O quanto devemos doar?

"Princípio 10 - Doe o quanto puder.  O melhor conselho que li na vida sobre finanças vem do piedoso John Wesley: "ganhe todo o dinheiro que puder;  economize todo o dinheiro que puder;  doe tudo o que puder". Wesley dizia que Deus não aumenta nossos recursos para aumentar nosso padrão de vida,  mas nosso padrão de generosidade." Aprenda a ser próspero.  Fábio Q.  Lucas

Eu sei que este princípio será bem contestado e eu entendo.  Doações devem ser feitas com muito cuidado. Por isso que,  para polemizar,  vamos refletir sobre doações não indicadas.

O israelitas doaram seu ouro para fazer o bezerro e isso enfureceu Deus. Enfureceu também Moisés.  Foi uma doação fora da sintonia com Deus.

E nós temos que pensar nisso também.  Infelizmente,  se doarmos sem pensarmos bem, estaremos fazendo como os israelitas,  doando para o bezerro de ouro e enfurecendo Deus.

No caso de viciados que pedem dinheiro.  E isso inclui drogas lícitas e ilícitas.  Será que estamos agradando Deus e cumprindo esse princípio?  Claro que não.  Nesses casos,  precisamos doar diretamente na forma necessária:  Roupas, alimentos,  nada que possa ser trocado por drogas.

No caso de pessoas que gastam com desejos sobre necessidades.  Será que doar para elas é viável?  Uma mãe banal e vaidosa que prefere joias deixará o filho passar fome para comprar uma joia.  A pessoa não enxerga o necessário.  Então a doação melhor será feita em forma de leite, por exemplo.

Para uma pessoa que não tem cuidado com o meio ambiente,  ela vai gastar com algo que destrói o meio ambiente sem notar.

Para uma pessoa que não tem cuidado com a própria alimentação,  vai gastar com alimentos que faz  mal para a saúde.

Enfim, doar é um ato de responsabilidade.  Temos que pensar muito antes de doar para alguém que usará para sua própria destruição ou para destruição do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário