sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Você é excelente no que faz?

"Princípio 9 - Seja excelente no que você faz.  A excelência é uma meta e consequência de vida.  Sem que você invista nas coisas certas a vida pode passar estéril,  tornando-o refém da mediocridade. Gosto do conselho de John Maxwell,  no memorial livro: O sucesso de amanhã começa hoje.  Ele diz: Transforme cada dia numa obra prima.  De fato,  você jamais mudará a sua vida até que mude alguma coisa que faz diariamente." Aprenda a ser próspero.  Fábio Q.  Lucas

Em quase todos os livros que refletimos há essa mesma luta contra a mediocridade.  Deus também não gosta de nada medíocre.  Para fazer o tabernáculo,  ele chamou as pessoas certas. Disse a Moisés que chamou a Bezalel e Aoliabe e o Espírito de Deus os encheu de habilidade,  inteligência,  conhecimento,  em todo artifício,  para inventar obras artísticas,  para trabalhar em ouro,  em prata, em bronze (Êxodo 35:30-32). Portanto,  o tabernáculo foi feito por mãos habilidosas.  E foi muito bem feito. Muito diferente do bezerro de ouro. Foi feito com detalhes de medidas,  cores,  tudo muito bem organizado e planejado.

Cada um é excelente em algo. E se realmente conseguimos encontrar nosso dom, passamos a trabalhar com prazer e encontrar a excelência.  Josué era bom em guerra.  Moisés era o líder e legislador.  Arão cuidava do templo. Esses dois citados foram levantados para a parte artística. 

Colocasse Josué para fazer as obras em ouro, bronze, prata e sairia um desastre. Colocasse Moisés para a guerra,  talvez o povo perdesse.  Colocasse os dois para legislar,  também não sairia excelente. 

Portanto, o administrador cita investir nas coisas certas. Quando insistimos em um dom, ele se aperfeiçoa.  Quando insistimos em algo que não é nosso talento, sofremos, como se o trabalho fosse um peso.  A vida se torna estéril e caímos na mediocridade.  Assim, um bom administrador sabe reconhecer o talento e colocar cada pessoa para fazer sua arte. E o resultado é magnífico.  Todos têm qualidades,  o problema é que muitos ainda não descobriram onde o Espírito os encheram com habilidade, inteligência,  conhecimento... e as vezes não temos um administrador por perto para nos ajudar a ver onde está nossa habilidade.  Somos ótimos,  todos nós. 

Eu já fiz uma reflexão desse livro de Maxwell citado pelo autor. Gostei muito. Imagine todo dia como uma obra prima?  Não é mais um dia arrastado.  Não é mais um dia em que se espera o fim de semana chegar. É um dia com significado,  com sabor, com amor.

E como ter esse dia?  Talvez não repentinamente.  O conselho de Maxwell é mudar algo que você faz diariamente.  É a lei da acumulação,  aquele pouco que faz a diferença no longo prazo.  Aconselho minhas clientes de coaching a investir em educação contínua.  E isso não significa ir para alguma escola. É dedicar uma hora por dia a algo que nos faça excelente.  Quem não consegue ainda dispor de uma hora, comece com 15 minutos. Parece pouco, mas no acumulado esses 15 minutos são maravilhosos e faz uma grande diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário