"Reserve no mínimo a quinta parte dos seus rendimentos para seu futuro. Esse princípio de tomar a quinta parte e separar para investimentos é poderosíssimo. Há um segredo nobre em guardar a quinta parte num fundo de reserva. Todavia, para praticar esse princípio, todos os demais devem acontecer. O segredo está no reinvestimento e, sobretudo, na preparação para o dia da oportunidade... José guardou na abundância e no dia de escassez ele fez sua nação prosperar. A crise é o melhor momento para fazer bons negócios." Aprenda a ser próspero. Fábio Q. Lucas
O advogado defende guardar a quinta parte. A maioria dos livros que li a respeito fala em no mínimo 10%. O autor pensa em um valor a mais. Ele acredita na capacidade dos leitores de ter metas de poupança. Ele cita José quando foi governador do Egito. Nos tempos de bonança ele solicitou ao povo 20% de tudo que produzissem e guardou em celeiros. O sonho de faraó revelou que haveria anos de necessidade. José foi capaz de interpretar esse sonho e farao confiou em José como homem de Deus, orientado por Deus para guardá-los nesses tempos de escassez que viriam pela frente.
Todos nós estamos sujeitos a tempos de escassez. A diferença está entre o homem preparado e o despreparado. O homem preparado passa suavemente. O homem despreparado fica em apuros.
Assim, enquanto nós estamos em abundância, podemos sempre escolher agir como José. Quando falamos em planejamento, estávamos nos referindo a anos pela frente. 10, 20, 30 anos. Todos nós ficaremos idosos um dia e não podemos esperar dos outros, já que não sabemos como serão essas pessoas em termos de gerenciamento financeiro, muito menos sabemos as prioridades dos outros. O ideal é que cada um tenha seu futuro garantido sem depender de nada, inclusive de aposentadoria.
Também não sabemos se haverá uma crise, se ficaremos desempregados. Não podemos esperar o pior, mas podemos sim prever alguns cenários e evitar o mau cenário. Quando olhamos o mau cenário não é para esperarmos que ele aconteça. É para tomarmos medidas para que ele não aconteça. Isso é prevenção.
Quem tem investimentos não fica desesperado em crise. Pelo contrário, há oportunidades incríveis. Imóveis baixam de valor, algumas ações caem, pessoas querem vender mais barato, enfim, a oportunidade estará sempre esperando o homem preparado.
Muitas pessoas perdem ótimas oportunidades por não ter investimento. E vão continuar a não ter daqui a 5 anos, caso não pensem seriamente em separar uma parte para investimentos e oportunidades. Ninguém tem sorte. As pessoas que achamos sortudas estavam mais preparadas para a oportunidade.
E temos que ser honestos conosco mesmos. Já perdemos Boas oportunidades por falta de preparação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário