sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Você tem medo do que os outros pensam?

"O julgamento racional é focado na "situação problema" e entende que existem muitas soluções para o mesmo problema.  Não é preciso ter medo do que os outros vão pensar.  O máximo que pode acontecer é não concordarem e tudo estará bem. A comunicação assertiva baseia-se no julgamento racional." Seja assertivo! Vera Martins

Nem sempre somos racionais,  por muitas vezes domina a emoção.  Mas para sermos assertivos precisamos buscar ser racionais e tentar não se deixar levar pelas emoções. 

Sei que muitas vezes é difícil,  que muitas vezes tropeçamos em algo que sabemos, mas faz parte e também está tudo bem, desde que façamos o esforço de retomar o rumo e focar na solução do problema. 

Uma vez detectado o problema,  há muitas soluções.  Temos que fazer esse exercício de encontrar soluções, mesmo que nossa solução possa parecer diferente ou não convencional.  Podemos, numa negociação,  expor nosso ponto de vista e propor soluções.  Muitas vezes, o outro lado nem pensou pelo nosso ponto de vista, por isso é importante expor,  mesmo que ainda assim a pessoa não compreenda o mundo com a nossa visão. 

Nossa posição é importante,  assim como nossos sentimentos em relação ao problema.  Podemos com assertividade mostrar essa visão.  Pode acontecer de os outros interpretarem mal, mas essa interpretação tem relação  com a pessoa,  não com você. Ninguém pode controlar a maneira como o outro interpreta.  E não podemos ter medo do que o outro pensa, pois isso também está fora do nosso controle. Não controlamos tudo. E que bom que é assim. O mundo é bem mais bonito com diferentes pontos de vista. Ninguém precisa partilhar do nosso.

Se não partilharem do nosso ponto de vista está tudo bem. Todos têm o direito de discordar.  O assertivo não é manipulador,  não fará de tudo para provar seu ponto. Ele apenas expõe e deixa a cargo do outro o que pensará a respeito. Sem medo do que o outro pensa.

Muitas vezes o outro interpreta baseado em emoções.  Muitas vezes nós mesmos estamos interpretando com base em emoções.  Que possamos tentar tirar essas emoções e julgar de forma racional.  Quanto mais racional, mais assertivos podemos ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário