quarta-feira, 18 de julho de 2018

Verdade ou mentira?

"Por que não entendeis a minha linguagem? Porque não podeis ouvir a minha palavra. Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo,  e quereis executar a vontade dele. Ele foi homicida desde o princípio,  e não se firmou na verdade,  pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira,  fala do que lhe é próprio,  pois é mentiroso e pai da mentira. Contudo, porque vos digo a verdade, não credes em mim." João 8: 43-45

Jesus descreve o diabo como homicida e pai da mentira. Ele está falando com aqueles que não crêem na Palavra de Jesus. Existe de fato uma polarização entre os que preferem a verdade e os que preferem a mentira.

O joio são os filhos do diabo. Jesus fala com  o joio. O joio não consegue ouvir a Palavra de Cristo porque pertence ao diabo. Então todos aqueles que gostam da mentira são filhos do diabo. Temos que nos resguardar do diabo e de seus filhos. Não podemos mentir só porque o mundo jaz no maligno e as pessoas acham normal mentir.

Não é normal. Cristo é a verdade e o diabo é a mentira.

É preciso derrotar os mentirosos. Assim derrotamos um filho do diabo. Saiu publicada na Psych Central uma matéria sobre mentirosos patológicos chamada Defeating Pathological Liars: 5 things You must do.  A autora é Tamara Hill,  uma terapeuta. Ela é autora, consultora de família e fundadora da Anchored in Knowledge.

 A primeira dica dela é não fazer a pessoa se sentir confortável na mentira com concordância ou risos. Melhor um olhar sério ou sem expressão.

A segunda dica é dizer: "por alguma razão,  estou confuso,  poderia explicar novamente?" Depois fazer a confrontação: "isso não é o que vejo acontecendo pois eu conversei com ... e ele me mostrou documentação que..."

A terceira dica é quando não queremos confrontar, então dizemos: "não é o que me disseram, você pode me ajudar a compreender porque estou um pouco confuso?"

A quarta dica é não acreditar em tudo até confirmar. Se mostrarmos aprovação ou confiança, o mentiroso sentirá poderoso e energizado para continuar com esse comportamento.

A quinta dica é não discutir com o mentiroso.  O mentiroso usará de argumentos circulares,  rebaixara você,  e possivelmente criará mais mentiras para usar no futuro contra você. 

Eu sei exatamente o que é estar perto de um mentiroso patológico e muitas pessoas também sabem. Numa visão espiritual,  eles estão presos às garras do inimigo. Eles são filhos do diabo. Mas é claro que chamam a atenção da ciência,  os especialistas estão estudando essas personalidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário