"Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás! Pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou, e chegaram os anjos e o serviram." Mateus 4:8-11
Jesus é nosso exemplo para se livrar do mal. Há muito para aprendermos com Cristo na tentação. Algo muito interessante nessa passagem é a posição alta. O cuidado deve ser redobrado quando a posição é alta. É mais fácil ser fiel em uma posição baixa. O alto é sedutor.
Uma pessoa com poucos recursos resiste mais fácil do que aquela que tem muito. Tanto que a prova é mais difícil para quem tem mais. O que está acostumado com o pouco muitas vezes encontra mais satisfação e é até mais feliz. A medida que a pessoa eleva posições, ocorre uma insaciedade. Se ela não tomar cuidado, pode ser que tudo que tenha não seja suficiente.
E a tentação foi mostrar a Cristo todo o esplendor. Aquele que ignora o esplendor não sabe do que sentir falta. O que conhece o esplendor pode querer cada vez vez mais esplendor.
E Satanás daria tudo que era bem material se Jesus se prostrasse a Satanás e o adorasse. Não era mais o caso de suprir uma fome. Era uma promessa de dar mais do que o suficiente. Ninguém tem necessidade básica de todos os reinos e todo esplendor. Isso é muito mais do que o básico, é bem mais do que o supérfluo. Era a promessa de suprir aquele que jamais se sacia. Aquele que quer cada vez mais.
E a resposta de Jesus foi: Vai-te, Satanás. Ele mandou embora. Podemos mandar embora toda a tentação do mais do que o suficiente com a condição de adorar Satanás? Graças a Deus muita gente faz isso. Diante de promessas de ter muito, as pessoas costumam mandar embora Satanás, porque não querem adorá-lo.
E o que seria prostrar aos pés de Satanás e o adorar? Alguns vendem drogas para enriquecer. Alguns aceitam corrupção para enriquecer. Alguns aceitam todo tipo de atitude antietica para enriquecer. Alguns vendem o próprio corpo para enriquecer. Alguns deixam de obedecer aos mandamentos de Deus para enriquecer. Qualquer dessas atitudes e semelhantes é prostrar-se aos pés do inimigo e adorá-lo.
Jesus ainda acrescentou que devemos adorar e servir apenas ao Senhor Deus. Além de mandar embora Satanás, aqueles que vencem o inimigo adoram e servem a Deus, somente.
O inimigo é persistente, mas devemos ser como Jesus, persistir em resistir ao inimigo, pois assim o inimigo fugirá de nós, assim como deixou Jesus.
E a recompensa por termos resistido? Seremos servidos por anjos. Não vai nos faltar o essencial, nosso pão. Não vai nos faltar proteção, por não termos tentado Deus . Não vai nos faltar abundância, bem mais do que necessitarmos, mas será a prosperidade de Deus. Com calma e tranquilidade, sem métodos de adoração ao inimigo.
Podemos nos livrar do mal mandando Satanás embora e proclamando que só adoramos e servimos a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário