"Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. Esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu" Gênesis 3:1-6
Até então sabemos que não queremos o mal: Livrai-me do mal. Não me deixeis cair em tentação.
No entanto, também o conceito do mal é abstrato. E também cada um tem em mente seu conceito de mal. Se perguntássemos a várias pessoas, cada uma descreveria de uma maneira. Uns conceitos acharíamos exagerado, outros acharíamos não muito corretos diante dos nossos padrões. Cada um tem um padrão diferente. E então surge a questão: como ter um conceito acertado sobre o mal? Como detectar o joio semeado pelo inimigo?
No dia do juízo Jesus será o julgador e ele mandará seus anjos para separar tudo o que causa pecado e todos os que praticam a iniquidade. Assim, o conceito acertado é o da própria Bíblia. Se quisermos seguir o caminho estreito, aquele que conduz à vida, temos que prestar atenção ao caminho que não devemos seguir. Então faz sentido conhecer o caminho largo e que leva à perdição para evita-lo.
Então algumas facetas de Satanás devem ser entendidas, bem como suas estratégias. Diabo é uma palavra que vem do grego. Compartilha a raiz com o verbo diaballein que significa dividir. Satanás veio trazer divisão.
À Eva ele se apresentou agradável e convincente. Eva não saiu correndo dele assustada. Eva acreditou no que a serpente lhe disse. A primeira característica é o poder de persuasão. A segunda é inserir a dúvida sobre o que Deus fala. A terceira é levar à desobediência.
Dentro da mente de Eva processou-se que o fruto era bom e agradável. Portanto, o pecado parece bom e agradável, vamos sentir vontade de comer o fruto. Ele faria a criatura como o criador. Daria um conhecimento. Eva também quis ser como Deus. Não pense também que o pecado vem feio e desagradável.
É fácil para nós vermos de longe e julgarmos Eva e Adão. Era óbvio que a serpente era enganadora? Para nós, leitores atuais sim. Mas como a mesma situação se repete diariamente e fazemos a mesma escolha de Adão e de Eva? Ou rechaçamos essa escolha? Será óbvio toda a tentação do inimigo? O joio está tão óbvio assim?
Será que sem termos consciência podemos repetir a mesma história de Adão e Eva e cairmos em diversas tentações?
O mais importante é a desobediência. É isso que temos que evitar. Em Gênesis foi bem simples. Apenas uma restrição. E hoje a Bíblia ensina várias restrições, há diversas formas de desobedecer à Deus. Sabemos quando estamos desobecendo? Sem conhecimento o diabo semeara joio e podemos deixar essa semente crescer em nós simplesmente por não detectarmos como joio. Com certeza o inimigo nos convencerá que desobedecer nos trará vantagem. E acharemos aquilo agradável aos olhos e acharemos que estaremos em vantagem. O inimigo atua fazendo com que não conheçamos a Bíblia. Conhecer a Bíblia é poder contra o inimigo, pois teremos consciência do joio assim que ele a semear no nosso solo.
Facção é desobediência e se alguém te obriga a fazer facção é uma ação do inimigo. A decisão da colega no estudo de caso de se manter neutra embora a Sra Drama quisesse que ela estivesse contra quem a Sra Drama não gostava certamente era uma ação do inimigo.
Sra Drama astuta fez parecer boa a facção. Sra Drama era convincente e boa de persuasão. Mas a escolha de falar não era da colega, fundada em Gálatas 5:20. Deus fala claramente que é uma obra da carne e não é para praticá-la. Jesus deixa claro que devemos nascer do Espírito em João 3:5-6 e que há diferença entre os nascidos da carne e os nascidos do Espírito. Todos têm escolhas e Eva poderia dizer não à serpente. Hoje, com o discernimento que temos, conhecendo essa estratégia do diabo, podemos escolher dizer não a tudo que contraria a vontade de Deus para nós.
E é nossa responsabilidade nos resguardarmos do joio. É escolha nossa conhecer ou não a Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário