"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar." 1 Pedro 5:8
Esse versículo foi escrito por Pedro. Discípulo de Jesus que foi amadurecendo à medida que entrava em contato com Cristo. Jesus não chamou pessoas perfeitas, mas pessoas que se aperfeiçoam com o coração aberto.
Pedro é bem interessante. Era pescador, portanto uma profissão simples, Jesus não procurava status. Era impulsivo, cortou a orelha de Malco e agiu de outras formas impulsivas, mas mudou muito ao longo dos anos. Chegou inclusive a ter atritos com Paulo.
Pedro foi escolhido por Jesus para ressuscitar a filha de Jairo, nessa ocasião Jesus só permitiu presenciar o fato Pedro, Tiago e João. Pedro também foi escolhido por Jesus na transfiguração. Havia algo de especial em Pedro, embora aparentemente fosse aquele que negou Jesus.
Pedro tem, portanto, experiência para aconselhar sobriedade. Em termos de vida espiritual precisamos vigiar. Pedro explica que o diabo está em derredor. As pessoas costumam pensar que está longe, e nas atividades simples do dia a dia o inimigo não está tentando nos enganar. Ledo engano. Pedro afirma que o inimigo está muito perto e é preciso sobriedade e vigilância.
O diabo ruge como leão, buscando a quem possa tragar. Como assim tragar? Ele busca pessoas para serem enganadas, para que façam a vontade dele sem perceberem. Por isso pequenas atitudes que estão ao nosso redor podem ser artimanhas do inimigo.
De fato fico impressionada como certos malefícios vêm com cara de bons. Vejo pessoas praticando auto destruição e nem percebendo. Aquela mulher que pratica o adultério e acha que não tem problema. O mesmo ocorre com o homem. Aquele viciado que acha que é diversão o que faz, que nunca o vício vai destruir seu organismo. Aqueles filmes e novelas que ensinam práticas incorretas. Aquela pessoa que mente, engana e ainda consegue encontrar uma desculpa para tal comportamento.
Sim, foram tragadas pelo inimigo sem perceberem, pois não vigiaram e nem foram sóbrios.
Toda vez que alguém contraria um preceito bíblico está sendo tragado pelo inimigo. Muitas coisas ao nosso redor contribuem para nos desviarmos da palavra.
As pessoas não percebem que a obediência à Bíblia não é difícil, não está tirando a alegria de ninguém. Muito pelo contrário, Deus sabe o que tira a alegria, o que não traz satisfação e deixou o manual de bem viver para o homem. Mas o homem foi enganado, tragado pelo diabo. E a consequência é a falta de qualidade de vida que muitos vivem, na ilusão que mais um caso amoroso, mais uma droga, mais um engano, mais uma mentira, mais... seja o que for que o inimigo ofereça, possa trazer felicidade.
E temos como resultado pessoas cometendo suicídio, entrando em depressão, ansiosas, perdidas. É tempo de vigiar, tomar o rumo novamente, pegar o manual de instruções que Deus deixou e desfrutar das bênçãos de Deus, que não acrescenta dores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário