"Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la, a conta gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez." Chomsky e as 10 estratégias de manipulação midiatica
A estratégia da gradação conta com atingir o inconsciente das pessoas. De tão repetidas, as pessoas começam a aceitar a idéia como verdade. A manipulação ocorre pela repetição e o manipulado acha que as idéias são dele. Ele as incorpora.
Se o que for repetido só traz vantagem para o manipulador, ou atinge um objetivo dele, você vira a agenda do manipulador. Você serve aos objetivos do manipulador.
Por isso, o alerta para prestar atenção ao que a mídia repete constantemente. Alguns conceitos são aplicados a conta gotas até que a sociedade aceita como normal. A sociedade aceita como idéia dela mesma.
No entanto, a mesma estratégia da gradação pode ser usada para o bem. Eu faço isso comigo mesma. Uma vez que detecto um pensamento interessante, mais útil para minha vida, eu o incorporo gradualmente, repetindo esse mesmo pensamento a conta gotas. Até que eu incorporo. Mudanças não são fáceis, por mais que um fumante saiba que não deve fumar, ele não consegue parar. Então deveria incorporar o quanto o fumo faz mal para a saúde, por exemplo, a conta gotas.
Fumo nunca foi meu problema, graças a Deus. Mas teve um tempo em que decidi por alimentação saudável. Decidi que não queria tomar remédios, mas teria uma alimentação funcional. Fui aplicando gradualmente, a conta gotas, informações sobre alimentação saudável. Lendo matérias, assistindo a programação sobre o tema, pesquisando na Internet, vendo vídeos. Aos poucos, incorporei em minha rotina, e hoje tenho alimentação saudável e faz anos que não gasto um real com farmácia. Prevenir é sempre mais saudável e barato.
Portanto, podemos decidir o que colocar na nossa mente. Ao invés de eu virar agenda da TV e consumir os processados e super processados das propagandas, alimento minha mente com informações saudáveis e por consequência, escolho alimentos saudáveis. Eu não sou manipulada pelas propagandas. E sabemos da força da indústria farmacêutica. Por que ser manipulada por isso, ou para consumir remédios?
Voltando o estudo de caso, Sra Drama usou a estratégia da gradação quando por anos repetiu que a colega era louca. Uma informação repetida acaba entrando no subconsciente das pessoas. Tem muito poder esse conta gotas e essa repetição, apesar das pessoas não se darem conta disso, algo está sendo inserido no seu subconsciente.
Não surpreende que ela tenha enganado o entorno e eles repetiam como papagaios o que ela falava. Além do poder conferido pelo amigo íntimo dela, também tinha a repetição.
Era até engraçado como todos de alguma maneira repetiram sem terem motivos concretos para tal, foi por isso que a perícia com o psiquiatra foi importante para convencer o terceiro. E como fazê-lo deter-se nas descrições e mostrar que eram mal entendidos, interpretação dela, ajudou-o a desvendar. O material juntado sobre as percepções e filtros não foi em vão, visava ensiná-lo, ou relembrá-lo, que cada um interpreta a realidade de uma forma que não necessariamente é a realidade. Se as pessoas forem ensinadas e condicionadas a ver de uma forma, elas verão dessa forma. As pessoas estavam psicoadaptadas. É lógico que não é normal dar uma chefia que não existe documentalmente para alguém. Pelo menos no setor público deve haver publicação no Diário Oficial para algo ser válido. As pessoas estavam condicionadas a obedecê-la por ser amiga intima do chefe.
O condicionamento faz mal para as pessoas. Esse tanto de notícias ruins faz com que as pessoas sejam extremamente e negativas. Eu tirei muito de TV na minha vida e faço escolhas do que quero que entre na minha mente. São das minhas escolhas que alimento minha mente. Eu escolho, não deixo que escolham o que colocam na minha mente, como acontece na TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário