quarta-feira, 4 de julho de 2018

Abundância ou escassez?

"Outra parábola lhe propôs,  dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo.  Embora seja a mais pequena de todas as sementes,  contudo, quando cresce,  é a maior do que as hortaliças, e se transforma em árvore,  de sorte que vem as aves do céu e se aninham nos seus ramos.  Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha,  até que tudo esteja levedado." Mateus 13:31-34

Como buscar o reino dos céus se não sabemos qual o conceito de Jesus?  Estamos buscando o mesmo que o Mestre estava pensando?  Por isso,  ele explicou o que é o reino dos céus.  Outro aspecto do reino dos céus é a sua capacidade de crescimento. 

Jesus é o Messias esperado. A Bíblia já falava dele em Gênesis,  Deuteronomio,  Salmos, Isaías,  Jeremias,  Daniel, Miqueias,  Ageu,  Zacarias e Malaquias.  Mesmo assim muitos contemporâneos dEle não acreditaram. Ele cumpriu as profecias desde o nascimento até a morte. Eu imagino os contemporâneos de Jesus ouvindo Ele falar do crescimento do reino dos céus.  Como cresceria desse jeito?  Os incrédulos devem ter pensado que o maluco seria rapidamente esquecido. Que a mensagem do reino não seria levada adiante.

De fato foi um feito. E só pode ser divino. Ele disse sobre um crescimento extraordinário do reino numa época em que o transporte era feito no lombo de um animal, que não havia imprensa nem Internet.  Dava para acreditar ouvindo aquele homem simples, um carpinteiro que nem tinha onde recostar a cabeça para dormir, cuja entrada triunfal foi feita no lombo de um jumento?   Era fácil acreditar que sua mensagem seria levada adiante, sairia de Jerusalém e chegaria a todo canto do mundo?  Para os incrédulos não. 

E hoje o evangelho é universal. Todos sabem o que é o Natal. E tudo começou de um homem. Como uma semente de grão de mostarda. E se cumpriu. Mais de dois mil anos depois sabemos o quanto era VERDADE a definição do reino dos céus.  E alguns ainda insistem em não acreditar no restante da mensagem...

E por que será que o reino cresceu dessa maneira?  Como se tornou universal?  Por causa da semeadura.  Quem acreditou foi espalhando a semente.  Quem encontrou o tesouro escondido no campo acredita no quanto outros também podem encontrar esse tesouro incorruptível.

E Deus é abundante. Não é porque eu me apossei do meu tesouro que vou acreditar que outros não possam apossar do seu. Muito pelo contrário.  Não existe escassez.  Muitas pessoas podem encontrar o mesmo tesouro e o quanto mais compartilhamos a palavra mais ricos espiritualmente nos tornamos, mais tesouro juntamos no céu.

O inimigo é que tem escassez.  Eles convencem seus seguidores a não compartilhar nada, porque seus seguidores acreditam que se um tem, vai faltar para eles.

Os filhos de Deus tem um padrão mental de abundância e os filhos do maligno tem padrão mental de escassez.  É por isso que competem, brigam, disputam. Acham que tudo é escasso.

O reino cresceu e continuará crescendo porque cada um que encontra o tesouro escondido no campo quer que outros também encontrem. Porque cada um está saciado pois itens do tesouro é fonte de água viva e pão que sacia.  São pessoas que tem suficiência,  não pessoas insaciáveis. 

E o mais impressionante que ao buscar o reino dos céus,  as outras coisas também são acrescentadas. A Palavra se cumpre. Os filhos de Deus são abundantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário