terça-feira, 17 de julho de 2018

Como guardar o que é precioso?

"Ouvindo alguém a palavra do reino, e não entendendo, vem o maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração.  Este é o que lhe foi semeado na beira do caminho" Mateus 13:19

Como vimos,  Jesus venceu o inimigo pela Palavra de Deus.  E como Satanás não quer ser derrotado,  ele é persistente,  a melhor maneira de fazer com que as pessoas caiam em suas tentações é fazendo com que as pessoas se afastem da Palavra de Deus.

Na parábola do semeador,  Jesus mostra como a mensagem do reino foi semeada em diversos corações,  e como bem poucos retém essas Palavras.  Esses poucos são os que vencem o inimigo e ainda produzem muitos frutos.  Alguns deixam o maligno arrebatar a palavra. E perdem a bênção, pois ouvir o maligno é estar com a vida destruída,  pois o maligno não abençoa,  mas rouba, mata e destrói.  Aparentemente pode até enganar, achando que está bom, mas no fundo, a pessoa que ouve o maligno está com muitos problemas e não tem paz.

A Palavra é preciosa.  O reino dos céus descrito por Jesus é como um tesouro escondido no campo, ou como uma pérola de grande valor. O maligno certamente quer roubar esse tesouro.  Ele rouba a palavra semeada se deixarmos.

A parábola do semeador mostra que não podemos nos frustrar com os resultados da semeadura. Parte do que fizermos será certamente perdida. Apenas algumas sementes frutificarão e isso independe de quem semeou. É responsabilidade de quem recebeu a semente guardá-la,  cuidar dela no solo de seu coração.  Há diversos tipos de solo, portanto a responsabilidade de cada é cuidar para que o solo de seu coração seja fértil,  assim como o solo do coração do rei Davi.  Ele diz que guardou a Palavra no coração para não pecar contra Deus. Ele tomou a si a responsabilidade de guardar seu tesouro, sua preciosidade.

Então,  para guardar nosso tesouro, devemos esconder bem a semente no nosso coração,  para que o inimigo não venha e a roube de nós.  Manter o inimigo o mais distante de nós também é um caminho. Não dar brecha para que ele roube essa palavra. E desenvolver bem a Palavra, plantando mais e mais sementes. E isso é ler a Bíblia e conhecê-la melhor a cada dia.  Toda vez que o inimigo se aproximar, teremos a Palavra como espada contra ele, então ao invés deixar o inimigo roubar a Palavra do nós, usaremos a Palavra para afastá-lo de nós, assim como fez Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário