terça-feira, 10 de julho de 2018

O quanto nos responsabilizamos?

"Perguntou-lhe Deus: Quem te mostrou que estava nu?  Comeste da árvore que eu te ordenei que não comesses?  Disse o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore,  e eu comi.  Então disse o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste?  Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." Gênesis 3:11-13

Uma nova escolha.  E nova falha do homem. Ele tentou achar um culpado,  não se responsabilizou.  As escrituras são claras que Deus não aceitou as desculpas.

Trazendo para o nosso dia a dia, imagino uma pessoa manipuladora como a serpente tentando nos fazer algo que Deus restringiu.  Nós fazemos, cedendo à tentação,  afinal a maçã era tão irresistível... e a maçã pode ser qualquer coisa, como uma mentira que querem que participemos.

  Todos no fundo são como Eva, sabe o certo e o errado, sabe o que deve ou não fazer. Mas nossa carne... essa quer comer, beber e folgar... Então cedemos à carne. A serpente conhece as fraquezas do ser humano e vai exatamente onde é difícil obedecer a Deus.

E cedemos. Ou não.  Mas se cedemos, não nos responsabilizamos como uma regra. Raros são os que se responsabilizam.  O mundo até os acha tolos,  trouxas... e tentamos achar um culpado pela nossa fraqueza, tal qual Adão e Eva.

Pergunta: Deus vai aceitar essa desculpa?  Já está o exemplo na Bíblia.  Não.  No dia do juízo final não adiantará falar que foi um colega manipulador,  que foi o que viu na TV,  que foi enganado. Cada um vai ter que assumir a responsabilidade pela escolha que fez. Fácil culpar outro, difícil assumir a responsabilidade.  Mas fortes são os que assumem.  Eu pessoalmente os admiro muito, pois eles têm condições de mudar rumos.

Então o que fazer para nos defender do mal?  Repetindo: conhecer o que é o mal e fugir dele. Não haverá Desculpas,  não adianta dizer que foi manipulado.  E como fugir da manipulação?  Quando fica difícil sair de uma situação que nos leva a praticar a desobediência à Deus?  Creio que também deveríamos conhecer um pouco como são os processos manipulativos.

Ao invés de Eva dizer que a serpente a enganou, era ela que teria que ser firme. Assim será no juízo final.  Não adiantará jogar a responsabilidade.

Creio que em tudo na vida podemos escolher a responsabilidade.  Ao invés de culpar o outro, podemos começar a assumir nossa parte nos resultados que produzimos. Deus responsabilizou Adão,  Eva e a serpente e cada um recebeu de acordo com suas ações.  Não foi injusto. Muitas vezes achamos injustas nossa situações,  queremos resolver do nosso jeito e isso não resolve nada,  só piora.

Nos colocamos no papel de vítima,  como Eva se achou vítima da serpente. Isso não resolve. Quando começamos a nos responsabilizar pelos atos, tudo muda, até a serpente deixa de nos atingir.  Ela pode até tentar, mas será em vão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário