quinta-feira, 12 de julho de 2018

Tentamos nos provar?

"Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto,  para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar por 40 dias e 40 noites,  teve fome. O tentador chegou-se a ele e disse: Se tu és o filho de Deus,  manda que estas pedras se transformem em pães.  Respondeu Jesus: Está escrito: Não só de pão viverá o homem,  mas de toda a Palavra que vem da boca de Deus." Mateus 4:1-4

Vemos mais armas do inimigo. Ele tenta nos provar.  "Se tu és o filho de Deus... faça isso." O tentador nos desafia a mostrar o quanto somos bons. E isso é ego. O tentador aproveita de uma fraqueza humana, que é o ego.  Queremos nos provar, queremos dizer que somos capazes.  E o tentador se aproveita disso.  

Então,  da próxima vez que alguém te desafiar a provar algo, saiba que pode ser o tentador querendo que você faça algo que ele quer. É uma arma: Se você é... Então faça isso. E quão perigoso é o que o inimigo quer que façamos.  O tentador quer nos separar de Deus. O que ele pede é para causar o pecado e trazer o mal. E esse mal atinge a nós mesmos.  Quando perdemos a paz, queremos culpar outro, mas foi nosso ego. Foi nossa necessidade de se provar. 

Nossa carne quer comer, beber e folgar,  como na parábola do rico insensato. E o inimigo também sabe dessa fraqueza. 40 dias de jejum significa fome, fome ao extremo. Em situações extremas justifica ouvir o inimigo?  Certamente Jesus tinha o poder de transformar pedras em pão. Ele multiplicou pães.  

Jesus é nosso exemplo. E mesmo com muita fome não fez o que o inimigo pediu.  E como ele combateu o inimigo?  Com a palavra de Deus.  A palavra é a espada que podemos usar sem medo contra o inimigo. Não há o que temer. Não podemos temer o inimigo. Jesus não teve medo,  usou a espada da justiça e atingiu o inimigo em cheio. 

Nós temos poder contra o inimigo quando conhecemos a Palavra. O tentador nos desafia e imediatamente sacamos a Palavra para aquela situação e o calamos.  Nós sabemos o que fazer o que não fazer, como Eva. Como não seguimos o exemplo de Adão e Eva, nós fazemos como Jesus, usamos a Palavra e seguimos a obediência a Deus.

Não precisamos provar nada para o mundo e muito menos para o inimigo. Vivemos pela palavra de Deus.  E o pão pode ser qualquer fraqueza nossa. O inimigo sabe do que temos fome e vai exatamente aí.  

Sua fraqueza é a opinião alheia?  Tem fome de aprovação?  Ele vai usar isso para você querer se provar.

Sua fraqueza é  o trabalho?  Gosta de trabalhar de mais ou de menos?  Tem fome de trabalho ou fome de ócio?  O tentador vai usar um dos extremos. 

Sua fraqueza é o dinheiro?  Tem fome de consumo? O inimigo vai te tentar nesse aspecto. 

Por isso a consciência é importante, não podemos negar nossas fraquezas, nossas fomes. Precisamos ter claro e enfrentar a situação com a Palavra de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário