"O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Achando-o um homem, escondeu-o de novo, então em sua alegria foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. Outrossim o reino dos céus é semelhante a um comerciante que busca Boas pérolas. E, tendo encontrado uma de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou." Mateus 13:44-46
Jesus explica por parábolas o que é o reino dos céus. Como pode o homem buscar primeiro o reino dos céus se não entender muito bem o conceito? Parece bem abstrato, alguns acham que estão buscando, mas estão no caminho errado. Deus enviou seu filho amado para falar diretamente aos homens, a fim de instruir. Por isso, devemos antes buscar os conceitos que estão na Bíblia e conferir tudo o que nos dizem. Nada melhor do que o próprio Deus para ensinar.
Jesus criticou bastante os religiosos da época, pois tinham perdido o verdadeiro sentido.
O reino dos céus é um tesouro maior do que qualquer um, tanto que quem o encontra de verdade tem a coragem de abnegação. A pessoa abre mão de tudo para fazer esse investimento espiritual. De maneira alguma o texto diz que compramos o reino dos céus literalmente. O reino dos céus não se compra com dinheiro. Não se compra pedaço do céu. O sentido é de valor. O reino dos céus tem um grande VALOR. E é esse o valor defendido por todos aqueles que encontraram de fato o reino dos céus.
O reino dos céus deve ser mantido. E como se mantém? Como evitar se gastar todo o tesouro encontrado no campo? Como evitar que ladrões descubram esse tesouro escondido e roubem? Existe um ladrão persistente que quer roubar esse tesouro de todo aquele que o encontra. É o diabo. Ele quer a todo custo retirar o reino dos céus das mãos de quem o possui.
E a resposta é consagração. Pessoas consagradas conseguem manter seu tesouro. Elas estão atentas aos movimentos do inimigo. Elas vigiam o tempo todo para o inimigo não roubar seu tesouro.
Elas estão lutando constantemente com o inimigo para defender seu tesouro: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir ao dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da Justiça; e calcados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podeis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus". Efesios 6:12-17
O inimigo poderia tomar o tesouro simplesmente fazendo você pecar. Pecar é como um furo no seu muro de proteção ao seu tesouro. Você não luta contra pessoas, você luta contra o mal para proteger o reino dos céus em você.
Por exemplo, se o inimigo usou alguém para te fazer pecar, não há luta alguma contra essa pessoa (carne e sangue). A luta é contra esse mal. Por mais que a pessoa seja manipuladora e influenciadora, você não fará a vontade do inimigo porque se preparou para a batalha. Deus é sua armadura, você está com a verdade, você pratica justiça, você conhece o evangelho e pratica a paz, você tem fé, você guarda sua salvação e tem a palavra de Deus.
Você guarda o seu tesouro como verdadeiro soldado: "Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé". 2Timoteo 4:7. Foi assim que Paulo guardou o tesouro dele. Assim também fez João Batista. E todos aqueles que encontraram o verdadeiro tesouro.
O tesouro mundano é apenas sombra perto do valor do reino dos céus. Por isso que quem encontra o reino dos céus não entra nas batalhas mundanas. Deixa a pessoa usada pelo inimigo lutando sozinha, pois quem encontrou o reino dos céus está lutando um combate diferente, o bom combate.
"Quem achar a sua vida perdê-la-a, e quem perder sua vida por minha causa, acha-la-a" Mateus 10:39. Realmente será difícil para alguém com padrões mentais mundanos entender as leis do reino dos céus. Por isso brigam entre si. Mas quem tem ouvidos para ouvir e encontrar o tesouro escondido no campo, não o deixa, será fiel até o fim. Perseverara até o fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário