segunda-feira, 11 de junho de 2018

Somos persistentes?

"Pedi,  e dar-se-vos-a;  buscai,  e encontrareis;  batei, batei e abrir-se-vos-a.  Pois aquele que pede recebe;  o que busca, encontra;  e ao que bate, se abre. Qual dentre vós é o homem que,  pedindo-lhe pão o filho,  lhe dará uma pedra?  Ou, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma cobra?" Mateus 7:7-10

Jesus ensinou seus seguidores a serem persistentes.  Devemos insistir no que estamos dispostos a fazer. Outro detalhe importante é que não basta apenas pedir e esperar. É preciso ir além,  é preciso agir.  É preciso também buscar. Portanto, ninguém encontra se apenas pedir, sentar e esperar. É preciso bater a porta, a porta não se abre se eu apenas pedir,  eu preciso me deslocar até a porta e bater.

A palavra de  Deus encaixa na situação em que estamos vivendo.  Neste tempo de crise há vários desempregados.  Jesus ensinou a pedir em oração.  E insistir. Persistir. Não há mal algum em pedir um emprego a Deus, ele sabe que precisamos de todas as coisas (comida, bebida, roupa - Mt 6:32). Mas quantos se submetem?  Quantos substituem o tempo das redes sociais ou TV para dobrarem o joelho e pedirem a Deus?  Quantos separam esse tempo? É mais fácil dizer que não tem tempo para orar.

Como não para por aí,  vai além.  É preciso também buscar. Oração é o primeiro passo. Mas também é preciso se mexer.  Ir atrás.  Buscar. Quantos saem do conforto do lar para levar currículos?  Quantos se aperfeiçoam?  Quantos estudam para se qualificar?  Quantos buscam de verdade?  Ou preferem outras atividades que estão longe do pedido em oração?  Do estilo Deus faz por mim e eu não faço nada?

Também é necessário bater à porta. Essa porta só se abre se for cutucada,  se houver certo barulho. É preciso que alguém ouça que tem alguém batendo. Qual seu barulho especial? Como as pessoas que vão abrir sabem que você está na porta batendo?  Você tem essa senha? Qual a senha para entrar na porta desejada?  Quem está parando para pensar na senha? 

E a senha para Deus atender as orações?  Será que Deus atende a todas as orações?  Será que nós,  pobres humanos pecadores, não estamos pensando pedir pão e na verdade é uma pedra? Estamos achando que estamos pedindo peixe e na verdade estamos pedindo uma cobra?  Como saber se é uma oração digna de ser atendida?

A senha para Deus ouvir é orar na Palavra. Usando a própria palavra de Deus,  pois Ele cumpre as suas promessas.  Quando oramos contra a Palavra, ou distorcendo-a,  Deus não atende.

A Bíblia fala do homem que pediu a Jesus para que o irmão dividisse a herança.  Será que Deus ouve essa oração?  Jesus respondeu.  Ele não foi posto como juiz ou repartidor entre os homens.  Qualquer que orar pedindo para que o outro divida algo com ele, como um bem material,  está pedindo pedra achando que pede pão.

Ou aquela mulher que cobiça o marido alheio. Ela pede em oração a Deus por essa pessoa.  Será que Deus ouve essa oração?  Claro que não.  Jesus ensinou no Sermão do Monte sobre o adultério, e o pensamento mal já é adultério.  Ela deveria arrancar o membro que a faz pecar ao invés de fazer esse tipo de pedido. Ela deveria pedir em oração para Deus ajudá-la com esse mau pensamento e para perdoar o pecado dela, como foi ensinado no Pai Nosso.

E aquela pessoa que pede para Deus vingá-la?  Deus atenderá esse pedido? Obviamente que não.  Outra pessoa que acha que pede peixe e na verdade está pedindo uma cobra.  Deus não dará isso. Senha errada. É possível orar na Palavra como fez Neemias.  Ele pediu para Deus se lembrar de certas pessoas conforme a obra deles. Também pediu para Deus lembrar-se dele conforme as obras dele. É causa e consequência e está na Palavra. O mesmo se diz sobre lembrar que não se mexe com a menina dos olhos de Deus.  É possível orar lembrando a Deus que estão mexendo na menina dos seus olhos?  Sim, pois aí Deus verificará se a pessoa em questão é ou não a menina dos seus olhos,  pois é um julgamento segundo as obras de cada um.

Portanto,  persistência no correto,  quando se está com a senha certa, a Palavra de Deus. Quando não se ora sobre a Palavra de Deus, estamos incorretos e devemos pedir perdão pelos nossos pecados,  assim como nós perdoamos nossos ofensores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário