terça-feira, 5 de junho de 2018

Como se concentrar no presente?

"Portanto,  não andeis ansiosos pelo dia de amanhã,  pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal." Mateus 6:34

Jesus dedicou um tempo considerável no tema da ansiedade.  E olha que a sociedade da época não era tão agitada e imediatista como a que vivemos atualmente.  Como foi Ele que nos criou,  conhece muito bem sua criação.  Sabe que é importantíssimo domar a mente.  E um dos aspectos chave para isso é concentrar-se no presente,  no agora.

O ser humano tem dificuldade em concentrar no presente.  Ele acha fica bastante tempo no passado. Ou lamentando-se ou vangloriando-se do que passou.

O ser humano fica muito no futuro. Ou ansioso, preocupado demais, ou imaginando muitas coisas boas.

O interessante é que há técnicas que nos ajudam a acalmar a mente. E muitas vezes é nelas que devemos nos concentrar.  É realmente difícil domar os pensamentos.

Prioritariamente devemos nos concentrar na oração.  Se prestarmos atenção no Sermão do Monte,  veremos que é um trecho consideravelmente grande, embora em si o Pai Nosso é curto. Orar ajuda muito contra a ansiedade. A Palavra ensina a lançar nossas ansiedades sobre Cristo em oração.  A fé verdadeira acredita em coisas que não conseguimos ver. O futuro de quem tem fé é maravilhoso. Quem tem fé não enxerga um futuro negro. Ele o vê brilhante e bom.

A Palavra de Deus tem várias promessas. Quem tem fé acredita em cada uma delas. Podemos tomar posse dessas promessas.  Quem tem promessas tão boas tem por que ficar ansioso?  Portanto, a segunda técnica é ler a Palavra,  conhecê-la para saber que promessas são essas. Para saber o que está reservado para os que crêem.  Como ficar ansioso sabendo de tudo que Deus tem nos reservado?

Se temos algum problema,  sabemos que podemos lançar em Jesus em oração.  Sabemos que se lermos a Palavra Deus nos ajudará a solucionar.  Ao invés de ver um problema gigantesco, conseguimos enxergar um Deus gigantesco,  acima de qualquer problema.  Existem várias narrações, porque uma delas se encaixará exatamente na nossa situação.

Está precisando de defesa?  Lembre-se dos muros que Neemias foi reconstruir e como ele conseguiu com Deus e orações,  apesar de toda a oposição.  Até Ciro ajudou Neemias, dando a provisão dos materiais de construção.

Está sendo perseguido no trabalho?  Lembre-se de Daniel,  em como armaram contra ele e Deus o livrou dos leões famintos. Estão obrigando-o a adorar um "deus homem" ou mulher?  Lembre-se como os amigos de Daniel não se curvaram à idolatria e não se queimaram dentro da fornalha de fogo ardente. Está passando por tribulação, perdeu família,  bens,  saúde sem  ter feito nada de mal,  apenas porque o inimigo quis tocar para ver se você continua justo e continua a louvar a Deus até na tribulação?  Lembre-se de Jo e como ele sofreu, mas não amaldiçoou a Deus.

Ler a Palavra é como um  bálsamo e sempre haverá aquela passagem que se encaixa no que estamos vivendo e podemos tomar posse da Palavra e orar na Palavra.  Assim como fez como Jo,  ajude-me a ter paciência.  Essa pode ser parte da oração que tirará a ansiedade.

Mesmo para os que têm dificuldade em crer,  Deus reservou técnicas interessantes.  A criação dele é tão perfeita que quanto mais os homens estudam, mais aprendem sobre essa máquina maravilhosa que é o corpo humano. A respiração consciente e pausada tem resultados surpreendentes no sistema nervoso, o mesmo pode-se dizer sobre a caminhada. Os movimentos do Yoga acionam várias partes do cérebro que ajudam a acalmar a mente. O mesmo pode se dizer sobre os movimentos da face.  Elvira França não é cristã,  é uma pesquisadora que fez até um livreto com movimentos faciais que ajudam a acalmar e tirar a ansiedade. Ela tem feito um trabalho muito bonito e disponibilizou gratuitamente no site do Golfinho. Essas caretas tem ajudado muitas pessoas, inclusive dependentes químicos. 

A ansiedade é algo simples de domar com pequenos passos. Algo pequeno pode fazer a diferença no longo prazo. 15 minutos de oração pode fazer a diferença naquele que nunca ora. Aliás,  o Pai Nosso exige muito menos do que 15 minutos. Portanto, as vezes 5 minutos de Bíblia diários é melhor do que ler nada de Bíblia por dia. E se temos tempo para as coisas que aumentam a ansiedade como televisão,  Facebook,  grupos de whatsapp, por que será que não temos tempo para viver o presente com ações muito mais importantes que nos tiram a ansiedade?

Gerenciamento de tempo muitas vezes é trocar atividades.  Substituir aquelas que não acrescentam em nada por aquelas que trazem uma qualidade de vida de forma efetiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário