"Portanto todo aquele que ouve essas minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." Mateus 7:24-25
Jesus ensina que a segurança vem de praticar a palavra dEle. Haverá diversos obstáculos, mas a casa não cairá, pois a pessoa foi prudente ao construir com fundamento, na verdade.
Quantas pessoas não desabam emocionalmente? As doenças do século mostram o quanto há problemas emocionais. E quantas pessoas não têm os mais diversos tipos de problemas? E como evitá-los? Como viver bem, com qualidade de vida? Praticando as palavras de Jesus. É simples, mas queremos complicar.
Em resumo, Jesus mostrou quem são os felizes, bem aventurados (Mateus 5:3-12). Eles têm certas características, não se intimidam com tristeza nem perseguição e conseguem ver o futuro brilhante, espiritual.
Ele mostrou que os seguidores nasceram para brilhar. Mas para a glória de Deus, não de si mesmos (Mt 5:13-16). Quando escolherem a glória própria e se mostram para o homens tem problemas, que eles próprios criaram, embora culpem os outros (Mt 6:1-8; 6:16-18).
Ensinou que toda a lei será cumprida. Portanto, devemos saber e ensiná-la. Quantos sabem? Quantos ensinam?
Ensinou que em crimes graves há primeiro um pensamento ruim e é para combate-lo enquanto é apenas um pensamento, antes que tome o corpo todo (Mt 5:21-30). Ensinou que o adultério não deve ser a escolha, mas em casos de adultério há a possibilidade de divórcio, então não pode ser usado como desculpa (Mt 5:31-32).
Ensinou a ter palavra, não jurar nem mentir (Mt 5:33-37).
Ensinou a não procurar vingança, pelo contrário, perdoar e amar (Mt 5:38-48).
Ensinou a olhar para nós mesmos e nossos erros, não para o outro e ensinou a pedir para se livrar do mal, reconhecendo-o ao invés de negá-lo (Mt 6:9-15; 7:1-5).
Ensinou a procurar tesouros no céu, não na terra, portanto nada de brigas por um aumento (Mt 6:19-24). Deus sabe do que precisamos, não há porque sair desesperado atrás, nem puxar o tapete de ninguém, nem pecar para prover o sustento (Mt 6:25-34).
Ensinou a não insistir em quem não quer ouvir essas palavras. A pedir a Deus quando necessitar e aceitar o tempo de Deus. A fazer ao outro o que gostaria que fizessem com você (Mt 7:6-12).
Ensinou que há dois caminhos. O caminho que leva para a vida é mais estreito, são poucos que o encontram, apesar de muitos se auto enganarem, achando que estão no caminho certo. E muitos enganam mesmo, como lobos devoradores. Ensinou que temos que ser atentos e vigilantes, pois nem todos são bons, não ser ingênuo (Mt 7:6; 7:13-23).
Ele nos ensinou a estar seguros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário